O FIEMG Lab, hub de inovação aberta para a indústria da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), foi reconhecido pelo terceiro ano consecutivo como o Melhor Ecossistema de Inovação Aberta do Sistema S no Ranking 100 Open Startups. O anúncio foi feito durante o Open Innovation Awards – Edição Especial Campeãs da Década, nesta segunda-feira (17/11), no Rio de Janeiro.
Nesta edição, além de conquistar o tricampeonato, o FIEMG Lab também ficou em segundo lugar na categoria “Ecossistema em Crescimento”, reforçando seu papel estratégico no avanço da neoindustrialização e na promoção da inovação no ambiente produtivo mineiro e nacional.
A gerente de Inovação Aberta do IEL e responsável pelo FIEMG Lab, Mariana Yazbeck, destacou que o tricampeonato confirma a consistência do trabalho desenvolvido pelo hub e o impacto direto na indústria e nas startups. “Esse reconhecimento consolida o FIEMG Lab como um hub que entrega resultados, gera valor e contribui para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais e do Brasil”, afirmou. Ela reforçou que a conquista é compartilhada com as equipes do IEL, as Indústrias do Futuro e a comunidade de mais de 300 startups conectadas ao programa.
De acordo o superintendente do IEL e presidente do P7 Criativo, Gustavo Macena, o prêmio também reforça a responsabilidade da instituição em ampliar sua atuação e manter o foco no atendimento às demandas industriais. Ele ainda ressaltou a importância da conexão entre startups e indústria para a geração de valor e novos negócios.
“Sempre digo que, apesar de todos os indicadores de inovação que nós trabalhamos, o principal é quando a gente vê notas fiscais sendo emitidas, startups se tornando grandes empresas e a grande indústria atendida. E essa responsabilidade aumenta. Por isso, já estamos pensando um novo modelo do FIEMG Lab, como o nosso presidente diz: ‘Somos portadores de futuro e atender a indústria é a nossa missão’”, conclui.
As Indústrias do Futuro, parceiras do FIEMG Lab, também se destacaram no Ranking 100 Open Startups, reforçando a força do ecossistema construído em Minas Gerais. Confira os reconhecimentos:
Anglo American
97º colocado no TOP 100 Open Corps Geral
5º no TOP 5 Mineração
CNH Industrial
8º colocado TOP 10 Indústria Eletroeletrônica e Mecânica
Gerdau
5º colocado TOP 100 Open Corps Geral
2º no TOP 5 Metalurgia e Siderurgia
Novo Nordisk
19º no TOP 100 Open Corps Geral
Vale
17º colocado TOP 100 Open Corps Geral
2º no TOP 5 Mineração
Campeã da Década – Mineração
Ao todo, 50 startups também foram premiadas, com maior concentração na categoria de indtechs, evidenciando o dinamismo e a maturidade do ambiente de inovação do setor industrial.
Desde sua criação, em 2017, o FIEMG Lab já desenvolveu mais de 300 startups, promoveu mais de 7 mil encontros de negócios, gerou mais de R$ 100 milhões em novos contratos entre startups e indústria e realizou mais de 160 provas de conceito. O hub também capacitou mais de 3.600 profissionais, consolidando seu impacto na cadeia produtiva e fortalecendo o ambiente de inovação no estado.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG