Realizado no dia 15 de maio, na sede da FIEMG, o workshop “Road Show 2024 – Como Ingressar no Mercado Americano” teve o propósito de fomentar os negócios entre o Brasil e o estado da Flórida e assessorar empresários, executivos e empreendedores brasileiros com seus projetos de expansão para os EUA. O evento foi uma realização da Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida/Câmara de Comércio Brasil-EUA da Flórida (BACCF) em parceria com o Centro Internacional de Negócios (CIN). Durante o workshop, foram debatidos temas como os aspectos legais imigratórios, soluções financeiras, aspectos corporativos e tributários e novas fronteiras e expansão de negócios.
“Antes de tudo, é necessário falar sobre a crise humanitária que está acontecendo no Sul do Brasil. É muito importante o engajamento, tanto do setor produtivo quanto da sociedade em geral. A crise não passou e a recuperação do estado pode levar meses ou até mesmo anos, e, por isso, a nossa ajuda é tão importante”, destacou Alexandre Mello, presidente do Conselho de Políticas Internacionais da FIEMG e diretor de Relações com Associados e Municípios do Instituto Brasileiro de Mineração, ao dar boas vindas aos presentes.
Sobre a relação entre o Brasil e os Estados Unidos, Mello afirmou que os EUA são o segundo país nas exportações brasileiras, com 10,9% de participação. Os principais produtos exportados pelo Brasil para os EUA são ferro e aço, combustíveis minerais e máquinas e equipamentos. Já os mais importados são combustíveis minerais, máquinas, equipamentos e plástico. “Temos uma relação estreita com os EUA e, entre 2017 e 2023, a FIEMG capitaneou sete missões internacionais.
Já Carlos Mariaca, sócio da Center Group e presidente da Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida (BACCF), comentou que o Road Show é realizado há 20 anos e essa é a 12ª que acontece em Minas Gerais.
Ele também lembrou das relações comerciais entre o Brasil e a Flórida. O total de comércio foi aproximadamente de US$23,60 bilhões em 2023, mais do que o dobro dos US$10,87 bilhões entre a Flórida e a China. “O comércio entre a Flórida e o Brasil representou aproximadamente 28,4% de todo o comércio entre o Brasil e os EUA”, explicou, apontando que cerca de 1 ⁄ 3 das exportações que saíram dos EUA com destino à América Latina e Caribe são da Flórida.
A programação contou com as palestras de Carlos Mariaca, do Center Group & Presidente da BACCF, Joice Izabel, da Drummond Advisors, Brenner Cavalcante, do BB Americas, e Daniel Piquet, da Piquet Law Firm.
O workshop “Road Show 2024 – Como Ingressar no Mercado Americano’’ contou com as seguintes parcerias em sua realização: Center Group, Fedex Express, BB Americanas e Drummond Advisors.
Confira as fotos do evento neste link.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG