“Agradeço a oportunidade de estar aqui e agora poder trazer os detalhes que demonstram a potencialidade da indústria mineira e a sinergia existente com a China”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, no dia 7 de novembro, na abertura do Brazil China Business Forum (BCBF). O evento, que foi realizado na cidade de Shangai, na China, tem como objetivo promover debates que possibilitem oportunidades de negócios entre os dois países. “O intuito é apresentar as características e diferenciais dos negócios realizados no Brasil e das suas indústrias e, com isso, oportunizar investimentos para Minas Gerais entre os países”, disse o líder empresarial.
O Brazil China Business Forum foi organizado pela FIEMG e faz parte da programação oficial da Missão China, que ficará no país asiático até o dia 12 de novembro. A comitiva, composta por 180 participantes de Minas Gerais e mais de 100 empresas mineiras, tem o objetivo de promover negócios e investimentos. “Brasil e China já são grandes parceiros de negócios, mas podem ser criadas mais pontes entre os dois e o BCBF é uma oportunidade única para networking e imersão em um ambiente de tecnologia e inovação”, reforçou Roscoe, lembrando que com a economia em crescimento constante, a China se projeta como a segunda potência econômica mundial, sendo o principal parceiro comercial, tanto do Brasil como de Minas Gerais.
Também participaram da abertura do evento; Augusto Pestana, cônsul-geral do Brasil em Shanghai, Marcos Bezerra Abbott Galvão, embaixador do Brasil na China e Romeu Zema, governador do Estado de Minas Gerais.
Nos painéis, temas relevantes para o setor produtivo e a sociedade
Durante o fórum foram debatidos, em quatro painéis, temas relevantes para os setores industrial, econômico e social. Segundo Roscoe, o evento foi um importante palco de debate da sinergia econômica entre Minas Gerais e a China. “As relações comerciais entre o estado e a China apresentam números importantes. Anualmente, o comércio movimenta US$20 bilhões – cerca de R$100 milhões. Os chineses compram, principalmente, minérios e soja vindos de Minas, além de outros itens como carne bovina e de aves, açúcar, cobre e celulose”.
Sobre o evento, o líder empresarial reforçou sua relevância no estreitamento das relações. “Elas podem ser ampliadas. Grandes empresas vêm fazendo um trabalho bilateral com a China e outras vieram para o país asiático com a missão de abrir um canal de diálogo e de negócios”.
Conheça os temas debatidos:
“Minas Gerais, estado para se investir”, com as participações de Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Marcelo Aro, secretário de Estado da Casa Civil de Minas Gerais, Denilson Laudares Rodrigues, fundador e diretor Comercial da Celer Biotecnologia.
“Transição energética, economia de baixo carbono e energia renovável: desafios e oportunidades”, que teve a moderação de João Paulo Braga, diretor presidente da Invest Minas, e as participações de Rodrigo Alvarenga Vilela, CEO Samarco, Marcello Von Schneider, diretor institucional & ESG, BYD, e Marcello Spinelli, vice-presidente executivo de Soluções de Minério de Ferro da Vale.
“Nióbio, Lítio e Silício: a contribuição dos minerais estratégicos para eletrificação, sustentabilidade, transformação digital e urbanização”, conduzido por Henry Osvald, presidente Associação Brasileira de Indústria, Comércio e Tecnologia (BRACHAM). Os debatedores foram Jefferson Fonseca Vieira, Head da CBMM China, Roy Zhang, diretor de investimentos da Ganfeng, Ana Cristina Cabral Gardner, CEO da Sigma Lithium, e Thiago Toscano, presidente da Codemge.
“Tecnologia e Inovação impulsionando a Neoindustrialização”, moderado pelo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, teve as contribuições de Eduardo Bartolomeo, CEO da Vale, e Pedro Moraes, diretor global de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau.
Brazil China Business Forum
O Fórum foi uma realização da FIEMG com o patrocínio master da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), Vale, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), J.Mendes Mineração e Gerdau; parceria da ArcelorMittal e Samarco e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC).
Missão China
Já a Missão China conta com o patrocínio master da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), Vale, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), J.Mendes Mineração e Gerdau, parceria da Arcelormittal e Samarco e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC).
Veja abaixo as imagens do Brazil China Business Forum: