A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) recebeu nesta sexta-feira (7/02) um evento do programa Compete Minas na Regional Rio Doce, em Governador Valadares. O auditório da unidade foi tomado por entusiastas da inovação e do desenvolvimento econômico em Minas Gerais.
Com a participação ativa de empresários, representantes de instituições de ciência e tecnologia, cooperativas, startups e membros do público universitário, as palestras ministradas pelo superintendente de Inovação Tecnológica da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Pedro Emboava, proporcionaram insights valiosos sobre as oportunidades oferecidas pelo programa.
Durante o evento, foram discutidas as chamadas do programa Compete Minas, detalhando as linhas de financiamento disponíveis para empresas, startups, cooperativas e instituições de ciência e tecnologia.
“A vinda do superintendente foi de grande relevância pois ele detalhou minuciosamente o edital para um público de startups, empresas de base tecnológica, indústrias, instituições de ensino e demais interessados em submeter propostas. É fundamental estimular a destinação de recursos para a inovação em Governador Valadares, o que se faz através da elaboração de bons projetos. Espera-se que, a partir das discussões realizadas hoje, ocorra uma ampla submissão de projetos de alta qualidade, impulsionando ainda mais o potencial inovador de nossa região”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Governador Valadares, Beatriz de Almeida.
Já a presidente do Sindicato dos Contabilistas de Governador Valadares (Sindcont GV), Simone Claudino, destacou a importância do evento para o município. “Eventos como trazem esclarecimentos relevantes para a captação de recursos que vão gerar o desenvolvimento das empresas através da inovação em nossa cidade. O futuro é agora todos precisamos inovar”, disse.
Ainda na ocasião, o superintendente Pedro Emboava conheceu as dependências da unidade SENAI de Governador Valadares, apresentadas pelo vice-presidente da FIEMG – Regional Rio Doce, Marcos Lopes.
Na avaliação da FIEMG – Regional Rio Doce, o sucesso do evento demonstra o grande interesse e engajamento da comunidade empresarial e acadêmica de Governador Valadares em contribuir para o avanço tecnológico e econômico do Estado.
Daniela Carvalho
Imprensa FIEMG