Heveraldo Castro, presidente da FIEMG Regional ZM, realiza a abertura do evento (Fotos: Graciele Vianna)
Aconteceu em Juiz de Fora, no dia 16 de agosto, o Encontro de Lideranças Empresariais, um evento promovido pelo SEBRAE Minas, em parceria com a FIEMG, Sindipan-JF e Sindivest-JF. A iniciativa foi realizada na sede da FIEMG Regional Zona da Mata, contando com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas e da CDL BH, Marcelo de Souza; do presidente da FIEMG Regional ZM e do Sindipan-JF, Heveraldo Castro; da presidente do Sindivest-JF e da Câmara do Vestuário e Acessórios da FIEMG, Mariângela Marcon; além de outros presidentes de sindicatos, representantes de entidades e empresários.
O encontro teve o objetivo de promover a conexão e a troca de experiências entre as lideranças do movimento empresarial local. Na ocasião, foram apresentados programas que estão sendo desenvolvidos entre os sindicatos e o Sebrae Minas, como a Central de Negócios das Indústrias de Panificação de Juiz de Fora, que já conta com a participação de 25 empresas e visa desenvolver a cooperação entre as indústrias de Panificação por meio de ações que ampliem os negócios. Para Heveraldo Castro, que realizou a abertura do evento, muitos são os benefícios conjuntos obtidos devido à união e ao compartilhamento de soluções. “Este projeto é resultado de um processo coletivo para promover e ampliar o acesso a mercados, às vendas, à lucratividade e à eficiência profissional”, disse.
O presidente da FIEMG Regional ZM destacou ainda que o encontro se configurou também como um relevante espaço de discussão e debate das principais demandas de desenvolvimento enfrentadas em nossa cidade e região. “Juiz de Fora e a Zona da Mata possuem um grande potencial para o crescimento econômico, social e cultural, e é nosso dever enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam. Mas para isso, é preciso que busquemos fortalecer a parceria entre nossas entidades e trabalhemos de forma conjunta, promovendo ações que visem o fortalecimento de nossa economia e dos setores que representamos. A união entre nossas empresas e a parceria entre entidades e instituições é fundamental para o sucesso de nossos projetos”, disse Heveraldo Castro.
O evento marcou a entrega pelo Sebrae Minas, ao Sindivest-JF, de um documento com a proposição de ações para fortalecer a indústria da Moda e Confecções, desenvolvendo o APL Farol da Mata Vestuário e Afins. Marcelo de Souza disse que o Sebrae está realmente comprometido em ser parceiro fundamental para construir o futuro da região. “Estamos preparados para colocar a mão na massa, para trabalhar pelo desenvolvimento, e a colaboração é um dos pilares fundamentais para fortalecer os setores e trazer inovação. Precisamos alavancar os negócios de maneira conjunta. Precisamos juntar pessoas de bem para fazer o bem”, ressaltou.
Mariângela Marcon afirmou que está com uma boa expectativa quanto à gestão do Sebrae. “Enfrentamos um momento difícil, saindo da pandemia, com os empresários endividados, mas temos a certeza de que vamos ter apoio para construir o nosso APL, para trazer para Juiz de Fora o protagonismo que esta cidade já teve no setor do Vestuário. Meu objetivo agora é concentrar minha atenção e meu trabalho no desenvolvimento da Zona da Mata”, disse. O Encontro de Lideranças Empresariais contou ainda com a apresentação de uma palestra sobre a influência das redes de negócios no desenvolvimento territorial, ministrada pelo consultor do Sebrae Minas, Waldir Ferreira, e ainda com um case de sucesso da Rede Fortmais Central de Negócios, apresentado por Narayana de Andrade Resende.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG