Fotos: Sebastião Jacinto Júnior
O poder transformador das ideias, a criatividade e a força da indústria fazem parte da Escola SENAI do Audiovisual, lançada pela FIEMG nessa quinta-feira (1/6) em uma solenidade no Teatro SESIMINAS, em Belo Horizonte. Integralmente gratuito e aberto a todos públicos, o projeto vai oferecer cursos, oficinas, debates e palestras na capital e em Cataguases, na Zona da Mata. As inscrições começam na próxima segunda-feira (5) e serão realizadas pelo site https://www.fiemg.com.br/sesi/sesi-cultura-mg/pagina/audiovisual.
Com duração de 18 meses, a iniciativa tem o objetivo de “capacitar e inspirar profissionais no campo audiovisual, combinando a expertise do SENAI com a paixão e a criatividade do segmento em Minas Gerais”, explicou a gerente de cultura do SESMINAS, Karla Bittar. A empresa J.Mendes e o sistema Sicoob são os patrocinadores do projeto, viabilizado também pela Lei de Incentivo à Cultura.
Os cursos de vídeo mapping (técnica de ajuste de imagem à superfície de um objeto) e de iluminação e cenografia para espetáculos, teatros e audiovisual começam em julho e outubro, respectivamente. As oficias de preparação para atores para cinema e tv, edição e montagem para cinema, som direto para cinema e edição de áudio, direção cinematográfica e elaboração de projetos audiovisuais serão realizadas entre agosto em novembro. Todas atividades serão no Centro Cultural SESIMINAS (Rua Álvares Maciel, 59 – Santa Efigênia – BH)
Em Cataguases, de agosto a outubro, haverá o curso técnico de animadores para publicidade e cinema de animação e as oficinas de preparação de atores para cinema, produção executiva e elaboração de projeto audiovisual. Mais detalhes sobre a programação está no site da Escola SENAI Audiovisual.
Cultura que impulsiona o desenvolvimento
A solenidade de lançamento do projeto contou com as participações do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, do presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, e do diretor de Econonima da Cultura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Juca Ferreira, autoridades estaduais ligadas à cultura e profissionais do audiovisual.
Roscoe considera o projeto “uma iniciativa empreendedora e disruptiva” que vai unir duas cidades relevantes no segmento audiovisual mineiro para uma troca de experiências. “Nós temos algumas iniciativas e estudos para incrementar os investimentos nesse segmento e dinamizá-lo, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade mineira”, afirmou. O líder empresarial agradeceu aos patrocinadores por acreditarem e investirem na iniciativa.
Juca Ferreira, que participou com Alex Braga de um painel sobre os desafios enfrentados pelos profissionais do audiovisual brasileiro, enalteceu o apoio e a atuação da FIEMG pelo crescimento do setor no estado. “Com esse respaldo, os profissionais que trabalham com audiovisual podem se qualificar, diversificando esse campo da cultura. É impressionante o dinamismo desse segmento em Minas Gerais”.
O investimento no audiovisual, segundo Ferreira, vai além do aspecto financeiro e envolve outras frentes de atuação, como a formação profissional, que é um dos objetivos da escola SENAI. “Se nós queremos criar um setor econômico poderoso, precisamos garantir uma mão de obra qualificada. Com a digitalização da produção audiovisual e a complexidade da formatação de um filme, por exemplo, as escolas de formação técnicas são fundamentais nesse sentido”.
Otimista com o progresso do setor nos próximos anos, Alex Braga entende que o lançamento do projeto “reafirma compromisso da Ancine com o desenvolvimento da indústria do audiovisual”. Para ele, o setor produtivo audiovisual gera inclusão no mercado de trabalho por meio também da inovação. “O efeito socioeconômico da atividade é muito expressivo e o produto desse segmento reflete a pluralidade e a diversidade da nossa sociedade”. Mediador do debate, Hélder Quiroga, consultor especial da Escola SENAI do Audiovisual, disse que a iniciativa pode preencher uma lacuna de formação técnica e inclusão de profissionais no mercado.
No fim do evento, o público foi brindado com uma apresentação de cine concerto com trilhas de filmes consagrados pela Orquestra SESIMINAS.
Clique aqui e conheça a Escola SENAI do Audiovisual
Veja mais fotos do evento.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG