O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) promoveu, em 29 de abril, no SENAI 4.0, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, um encontro com a participação de representantes de 13 empresas de diferentes setores da Grande BH, visando parcerias que geram valor para o negócio e para a sociedade. No evento foi apresentado aos participantes o projeto Olimpa, que faz um convite para as indústrias atuarem diretamente nos territórios onde estão inseridas por meio de ações socioambientais, esportivas e educativas.
Segundo a coordenadora de Sustentabilidade do IEL, Kamila Vilela, todas as empresas participantes do Olimpa terão acesso a uma capacitação ESG online e gratuita para seus colaboradores. “O conteúdo é prático, acessível e atualizado, com foco na aplicação real dos princípios ESG no cotidiano das empresas e com direito a certificado”, destaca Kamila. Além de estar integrado às práticas ESG, o Olimpa atende às crescentes demandas do setor industrial por práticas sustentáveis.
Para Winicius Oliveira Freitas, coordenador de vendas da FIEMG, a realização do evento, que teve a parceria do SESI e SENAI, reforça o compromisso da Federação com a promoção da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental nas empresas. “Reunimos diversas indústrias da região em uma experiência única, que certamente despertou reflexões e interesse por práticas mais sustentáveis, especialmente no programa Olimpa. Foi uma excelente oportunidade de conexão entre as empresas, com foco em uma ação colaborativa de impacto real para a nossa região”, acrescentou.
A programação do encontro foi intensa e, além da apresentação do Olimpa, teve palestra sobre transformação digital na indústria Transformação Digital na Indústria e visita guiada pela SENAI 4.0. O projeto está previsto para ser realizado nas regiões Norte, Sul e Centro-Oeste de Minas.
No evento foi apresentado aos empresários a Aliança Ambiental Estratégica, uma parceria entre o IEL e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que reconhece empresas engajadas em ações socioambientais voluntárias em Minas Gerais, por meio do Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental, da qual o Olimpa faz parte.
“O Olimpa está proporcionando às empresas a oportunidade de adquirir um produto ESG de alta qualidade, que integra esporte e sustentabilidade, promove uma competição saudável entre elas e fortalece a articulação com instituições públicas. Queremos reconhecê-las por esses esforços que vão além das obrigações legais, por meio do Selo Aliança Ambiental Estratégica”, disse Lucas de Freitas Santos Gonçalves, assessor da Superintendência de Gestão Territorial Ambiental e Instrumentos Econômicos da Semad.
Imprensa FIEMG