Os resultados foram demonstrados pelo consultor do SENAI, Victor Flauzino. As consultorias do IMD tiveram foco no aumento da produtividade, nas áreas de desenvolvimento de produtos (Lean Design) e na etapa produtiva (Lean Manufacturing). Os resultados apontaram um ganho em aproximadamente 20% em produtividade nas indústrias. “Isso demonstra que existe uma capacidade de ganhos de produtividade nos processos, sem investimentos em máquinas e equipamentos, dentro de cada indústria e que precisa ser explorada para contornar os desafios do setor”, reforçou.
Foram adotadas as ferramentas como: adequação de layouts para se reduzir a movimentação do trabalhador na indústria; 5S para controle e redução de desperdícios em estoque; gestão visual, controle sobre a qualidade das peças produzidas e se evitar retrabalho, dentre outras.
Segundo o analista de projetos do FIEMG Competitiva, Pedro Casasanta, o SENAI Cetiqt é o maior centro de referência em moda no país. Ele tem metodologia de desenvolvimento de coleções e melhoria de processos referência no Brasil. Todo este importante conhecimento foi agregado as empresas, em um momento de retomada do setor, neste sentido o projeto estabeleceu que não teríamos custo para os participantes. “Este foi o primeiro passo, para que a competitividade necessária seja alcançada. É momento de retomada do setor e esse apoio das instituições Sindivest, IEL, SENAI e Sebrae foi fundamental para as indústrias”, complementou.
O presidente do Sindivest, Jeovane Silveira, salientou a importância das indústrias do setor, associadas à entidade, aproveitarem as oportunidades de aperfeiçoamento profissional por meio dessas consultorias. “Os resultados que cada indústria participante tem com essas consultorias é enorme. As orientações dos consultores, exclusivas, conforme a demanda de cada indústria, possibilita ganhos significativos e a mudança cultural na gestão dos negócios”, complementou.