A inovação aplicada para encontrar soluções em grandes empresas foi apresentada e debatida em dois painéis na tarde desta sexta-feira, durante o Imersão Indústria. O evento mais importante da indústria foi realizado entre 10 e 12 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte.
A coordenadora do FIEMG Lab, Bruna Pereira, conduziu um debate sobre inovação aberta com a participação da CEO das Startups Kriativar e Territorius, Sofia Fada, e do gerente de soluções em engenharia da Construtora Barbosa Mello, Guilherme Bechara.
Bechara mostrou alguns casos em que a inovação é usada pela construtora para otimizar alguns processos, norteados pela sustentabilidade e segurança dos funcionários. A Barbosa Mello utiliza veículos não tripulados em suas operações, como caminhões e escavadeiras e, conforme o gerente, essa medida foi possível graças “à formação do capital humano e à inovação aberta e à parceria com outras empresas e startups”.
Sofia Fada falou dos produtos desenvolvidos pela Kriativa na inovação, como diálogo com comunidades, treinamentos, eventos, conteúdos imersivos e interativos. “É tecnologia com arte que gera engajamento, utilizando, por exemplo, a realidade virtual e gamificação”, destaca.
O segundo painel teve como foco o tema “Competitividade por meio da Inovação em Ergonomia, Saúde e Segurança”, com participação de especialistas que mostraram como a inovação pode ser uma aliada em procedimentos que primam pela segurança e ergonomia no ambiente de trabalho. Conforme Bruna Pereira, os exemplos apresentados pelos gestores mostraram algumas possiblidades inovação na indústria
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, pelo SESI e pelo SENAI, com patrocínio máster da Gerdau, Vale, Gasmig, Cemig, Codemge, CNI e ArcelorMittal. O patrocínio ouro é da Herculano Mineração, Sicoob Credfiemg e Sicoob Credminas, Barbosa Mello e Caixa Econômica Federal. O patrocínio prata é da Bemisa, Localiza Gestão de Frotas, Vallourec e Iveco Group. O apoio máster é do Sebrae e apoio da RMMG, Mason Holdings, JMendes, Pfizer, (Re)energisa, Una, IEL e CIEMG.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG