Empresários brasileiros e norte-americanos participaram, nesta terça-feira (26), do U.S Day, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em parceria com o Serviço Comercial dos Estados Unidos e o Consulado Americano em Belo Horizonte. Em pauta, as relações diplomáticas e oportunidades de negócios entre os dois países.
Gustavo Macena, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e responsável pelo ambiente de negócios da entidade, destacou a atuação da Federação, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), com o objetivo de ‘’garantir a internacionalização das empresas brasileiras’’. Ele ressaltou, ainda, a boa relação entre o Estado de Minas Gerais e o Consulado Americano, que, juntos, ‘’têm trabalhado em prol de todo o setor produtivo’’.
Na sequência, a Cônsul dos Estados Unidos em Belo Horizonte, Katherine Earhart, lembrou que, em 2024, as relações diplomáticas entre o Brasil e o país norte-americano completam 200 anos. Segundo ela, eventos como o U.S Day são fundamentais para garantir ‘’a manutenção dessa parceria bicentenária’’, além de fomentar a geração de empregos e a atração de novos investimentos.
Também participaram do encontro o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Guilherme da Cunha, o superintendente da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Pedro Emboaba Vaz, o especialista sênior do Serviço Comercial dos Estados Unidos, Renato Sabaine, e a gerente do CIN, Rebecca Macedo.
Palestras e Rodadas de Negócios
Após a abertura do evento, foram realizadas palestras com três especialistas de mercado. Hitendra Patel, CEO da IXL Center, falou sobre crescimento e inovação, destacando como o pensamento estratégico é importante no ambiente empresarial. Eduardo Diogo, diretor internacional da IXL Center, analisou o papel dos Estados Unidos na aceleração e crescimento de equipes e organizações. Já Manuel Mendes, presidente e CEO da Boston Innovation Gateway (BIG) e da IXL Center, detalhou como funciona o processo de internacionalização de empresas.
Em seguida, executivos da IXL Center e da Boston Innovation Gateway (BIG) participaram de rodadas de negócios com empresários brasileiros. Além disso, compradores norte-americanos de vários setores se reuniram com representares de empresas mineiras exportadoras.
Clique aqui e confira mais fotos do U.S Day.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG