O Polo Moveleiro de Ubá entra em uma nova fase com a transformação da FEMUR (Feira de Móveis de Minas Gerais) em um evento anual. O anúncio foi feito durante o lançamento oficial da 18ª edição da feira, realizado no dia 1º de setembro, no Auditório do Intersind, em Ubá. O encontro reuniu empresários, autoridades, representantes de entidades e profissionais ligados ao setor moveleiro.
Com o tema “O futuro do móvel começa aqui”, a FEMUR passa a incorporar a trajetória da Mostra de Móveis de Ubá, unindo os dois eventos em uma única feira anual. A próxima edição será realizada de 25 a 28 de janeiro de 2027, no Parque de Exposições de Ubá. Representando a FIEMG Regional Zona da Mata, a presidente da entidade e do Sindivest JF-GV, Mariângela Marcon, participou do lançamento e destacou a capacidade de articulação do Intersind e a força do polo moveleiro como referência para a indústria mineira.
Para Mariângela, o diferencial de Ubá está justamente na capacidade de reunir diferentes atores em torno de objetivos comuns. “Hoje Ubá tem um verdadeiro ecossistema de inovação. Temos aqui os atores necessários para que esse ecossistema funcione e gere resultados: órgãos públicos, Prefeitura, empresários, universidade, SENAI e SESI. Temos todos os elementos para agir em rede, em cadeia, buscando soluções para os produtos que são feitos e produzidos em Ubá”, afirmou.
A presidente ressaltou ainda que, além da estrutura existente, o município conta com empresários dispostos a investir e transformar oportunidades em desenvolvimento. “Temos os atores, temos o cenário e temos também o desejo e a coragem de investir. A realização anual da FEMUR amplia as possibilidades de geração de negócios e movimentação econômica para o município e para toda a região. Não são apenas os resultados financeiros que uma feira como essa traz para a cidade. Ela envolve pessoas, movimenta o comércio, gera conexões e fortalece toda uma cadeia. Precisamos pensar no futuro e continuar criando condições para trazer progresso para Ubá”, afirmou.
Durante o lançamento, o presidente do Sindicato, Gilberto Coelho, destacou que a união entre a FEMUR e a Mostra de Móveis de Ubá representa uma nova etapa para o setor. Segundo ele, a integração não significa apenas reunir dois eventos, mas ampliar as oportunidades para as empresas do polo. “A FEMUR 2027 terá um significado ainda maior, porque estamos unindo duas histórias de sucesso: E quando isso acontece, não estamos simplesmente somando eventos, estamos multiplicando oportunidades. A FEMUR 2027 representa exatamente isso: união, evolução e futuro. Vamos mostrar para o Brasil que Ubá sabe produzir, sabe empreender, sabe inovar e, principalmente, sabe se unir quando acredita em um objetivo”, disse.

O prefeito de Ubá, professor José Damato, também prestigiou o evento e destacou a importância econômica da feira para a cidade. “A proposta da FEMUR ser anual é excelente. O movimento de comércio traz um recurso novo para a população. Parabenizo todos os empresários pelo investimento feito na cidade e, principalmente, todos os marceneiros que transformam Ubá no maior Polo Moveleiro de Minas Gerais e o segundo maior do Brasil”, afirmou.
FEMUR como referência no setor
A gerente executiva do Intersind, Heliane Martins, ressaltou a importância da feira para a abertura de novos mercados e para a conexão entre os expositores e lojistas de diferentes regiões do país. “Recebemos lojistas do Brasil inteiro na nossa feira. Buscamos aprimorar cada vez mais o fortalecimento das nossas indústrias e a feira vem justamente para trazer mais conexão para os expositores e, consequentemente, para os nossos associados”, afirma.
Já Ludmila Oliveira, produtora executiva e coordenadora de Marketing da FEMUR , destacou que o tema da feira em sua próxima edição representa a nova fase da feira, ainda mais moderna e estratégica, preparada para continuar gerando tendências, ampliando oportunidades de negócios e impulsionando o desenvolvimento do setor moveleiro. Este é o momento de reconhecer todo o trabalho realizado no passado, através das quatro edições da Mostra de Móveis de Ubá, e de olhar para o futuro, consolidando as feiras realizadas pelo Intersind”, declarou.
Sobre a estrutura da feira, a diretora executiva da Armazém de Estandes, montadora oficial da FEMUR, Monalisa Rodrigues, adiantou que a próxima edição repete o sucesso do modelo de estandes lançado em 2026. Um modelo que valoriza a marca, o expositor e a experiência do visitante, além de trazer um formato sustentável, no qual os tecidos utilizados são posteriormente doados em parceria com o Intersind.
Já a consultora ambiental e coordenadora do Prêmio Design, Shaísta Lessa, destaca que a sustentabilidade também ganha destaque na 18ª edição. “As ações sustentáveis já fazem parte da cultura da FEMUR. É um compromisso da feira: o visitante que chega aqui pode saber que os resíduos estão sendo gerenciados adequadamente. Na última edição, encaminhamos para destinação correta três toneladas de recicláveis. Outra ação de impacto social é o reaproveitamento do tecido utilizado nos estandes da edição de 2026: o material está sendo transformado, por um grupo de costureiras, em toalhas de mesa e colchas que serão doadas a entidades da comunidade”, destacou.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG