A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) participou nesta terça-feira (1°/07) do Seminário Brasil – Países Árabes, realizado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e pelo Projeto Halal do Brasil.
O objetivo foi conectar empresas do setor de alimentos e bebidas a novas oportunidades internacionais. Além disso, o evento abordou o potencial dos países árabes, certificação Halal, ações práticas de internacionalização e um case de sucesso.
Representando a FIEMG, o coordenador do Centro Internacional de Negócios (CIN), Renato Silva, apresentou a estrutura da entidade e o apoio oferecido às empresas no planejamento de internacionalização, na promoção de negócios internacionais, na defesa de interesses, na melhoria do acesso ao mercado externo e na atração e facilitação de investimentos no estado de Minas Gerais.
Ele destacou que Minas Gerais tem diversos setores com alto potencial de internacionalização, entre eles o de alimentos e bebidas, e ressaltou que o estado é líder nas exportações de café. Além disso, o mercado árabe está entre os principais destinos das exportações mineiras de açúcar e carnes de aves.
Minas Gerais ocupa posição de destaque no comércio exterior brasileiro com os países árabes, sendo o segundo maior exportador nacional para a região, com US$ 3,42 bilhões em exportações em 2024 — o equivalente a 14,4% das exportações brasileiras para esses países.
O Seminário Brasil – Países Árabes aconteceu no auditório da Emater-MG, em Belo Horizonte, e reuniu diversas empresas mineiras e árabes do setor de alimentos e bebidas.
Imprensa FIEMG