No palco do evento Imersão Indústria, realizado na noite de 11 de abril, Nina Silva, renomada empreendedora e investidora anjo, inspirou a plateia com sua visão transformadora sobre inovação e diversidade. Reconhecida como a Mulher Mais Disruptiva do Mundo pela Women In Tech Global Awards, Nina começou sua palestra com uma afirmação poderosa: “Somos corpos políticos em cada ato de nosso dia a dia.”
Com uma trajetória brilhante no setor de tecnologia, Nina compartilhou como transformou suas experiências pessoais de racismo em um projeto de empoderamento da comunidade negra e de conscientização racial. Ela ressaltou a importância de considerar as pessoas ao discutir inovação, destacando que a diversidade é um elemento fundamental para impulsionar a eficiência nos negócios. “A integração de diferentes histórias e origens, junto com os propósitos e o engajamento das empresas, leva a experimentações de soluções mais otimizadas do que em grupos homogêneos”, enfatizou.
Além disso, Nina enfatizou a necessidade urgente das empresas acompanharem as mudanças na sociedade. “Hoje, lidamos com um mercado que não tolera mais mentalidades conservadoras”, observou. Ela destacou a importância de reconhecer toda uma geração millennial que valoriza a diversidade e está apta a dialogar com ela.
A empreendedora também ressaltou a importância de compreender os novos mercados e alinhar-se com a cultura, propósito e estratégia esperados pelo público inovador. “Inovação não é apenas reagir a erros de mercado, mas sim incorporar o que há de novo em nosso negócio”, concluiu Nina, deixando uma mensagem inspiradora para os presentes no evento.
Imersão Indústria – A iniciativa da FIEMG, do SESI e do SENAI, tem o patrocínio máster da Gerdau, Vale, Gasmig, Cemig, Codemge, CNI e ArcelorMittal. O patrocínio ouro é da Herculano Mineração, Sicoob Credfiemg e Sicoob Credminas, Barbosa Mello e Caixa Econômica Federal. O patrocínio prata é da Bemisa, Localiza Gestão de Frotas, Vallourec e IVECO Group. O apoio máster é do Sebrae e apoio da RMMG, Mason Holdings, JMendes, Pfizer, (Re)energisa, Una, IEL e CIEMG.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG