Pular para o conteúdo
  • Início
  • FIEMG
  • CIEMG
  • SESI
  • SENAI
  • IEL
  • CIT
  • Início
  • FIEMG
  • CIEMG
  • SESI
  • SENAI
  • IEL
  • CIT
  • Institucional
  • Regionais
    • Regional Alto Paranaíba
    • Regional Centro Oeste
    • Regional Norte
    • Regional Pontal do Triangulo
    • Regional Rio Doce
    • Regional Sul
    • Regional Vale do Aço
    • Regional Vale do Jequitinhonha
    • Regional Vale do Paranaíba
    • Regional Vale do Rio Grande
    • Regional Zona da Mata
    • Sede
  • Associativismo
  • Transparência
    • SESI
    • SENAI
  • Sala de imprensa
  • Fale Conosco
  • Institucional
  • Regionais
    • Regional Alto Paranaíba
    • Regional Centro Oeste
    • Regional Norte
    • Regional Pontal do Triangulo
    • Regional Rio Doce
    • Regional Sul
    • Regional Vale do Aço
    • Regional Vale do Jequitinhonha
    • Regional Vale do Paranaíba
    • Regional Vale do Rio Grande
    • Regional Zona da Mata
    • Sede
  • Associativismo
  • Transparência
    • SESI
    • SENAI
  • Sala de imprensa
  • Fale Conosco
Sistema FIEMG
  • EDUCAÇÃO
    • Escolas SESI MG
    • Cursos Técnicos SENAI
    • IEL Hub de Carreiras
    • Faculdade SENAI
    • Aperfeiçoamento Profissional – SENAI
    • Aprendizagem Industrial SENAI
    • Cursos CIEMG
    • Editora SESI Minas
    • Tec Educa
    • Educação de Jovens e Adultos – EJA
    • Projeto Recriar
  • SST E QUALIDADE DE VIDA
    • SESI Vida
    • Segurança e Saúde na Indústria
    • Nutri SESI – Alimentação para Empresas
    • Vacinação contra a Gripe
    • SESI Inova
    • Clubes SESI
    • SESI Cultura
  • DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS
    • Programa FIEMG Competitiva
    • Negócios Internacionais
    • FIEMG Jovem
    • Credifiemg
    • Certificado Digital
    • Cadastro Industrial
    • Câmaras & Conselhos
    • Informações Estratégicas
  • INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
    • Soluções Digitais para a Indústria
    • Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0
    • FIEMG Lab
    • Laboratório Aberto
    • INOVA Talentos
    • Metrologia
    • Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos e Processos
    • Financiamento para Inovação
  • ESG
    • Soluções ESG
    • Selo Indústria Responsável
  • + SOLUÇÕES
  • EDUCAÇÃO
    • Escolas SESI MG
    • Cursos Técnicos SENAI
    • IEL Hub de Carreiras
    • Faculdade SENAI
    • Aperfeiçoamento Profissional – SENAI
    • Aprendizagem Industrial SENAI
    • Cursos CIEMG
    • Editora SESI Minas
    • Tec Educa
    • Educação de Jovens e Adultos – EJA
    • Projeto Recriar
  • SST E QUALIDADE DE VIDA
    • SESI Vida
    • Segurança e Saúde na Indústria
    • Nutri SESI – Alimentação para Empresas
    • Vacinação contra a Gripe
    • SESI Inova
    • Clubes SESI
    • SESI Cultura
  • DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS
    • Programa FIEMG Competitiva
    • Negócios Internacionais
    • FIEMG Jovem
    • Credifiemg
    • Certificado Digital
    • Cadastro Industrial
    • Câmaras & Conselhos
    • Informações Estratégicas
  • INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
    • Soluções Digitais para a Indústria
    • Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0
    • FIEMG Lab
    • Laboratório Aberto
    • INOVA Talentos
    • Metrologia
    • Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos e Processos
    • Financiamento para Inovação
  • ESG
    • Soluções ESG
    • Selo Indústria Responsável
  • + SOLUÇÕES

Início » Desenvolvimento Industrial » Minas Trend Kids, um dos destaques da 31ª edição do Minas Trend, reflete o crescimento do setor na economia nacional

Notícias
Desenvolvimento Industrial

Minas Trend Kids, um dos destaques da 31ª edição do Minas Trend, reflete o crescimento do setor na economia nacional

No Salão de Negócios, no Minascentro, estarão à disposição dos lojistas 28 marcas mineiras, de outros estados e do exterior, mostrando as tendências da moda primavera/verão 2025

Por denisesilva
  • 28/03/2024
  • | 11:07 AM
Imagem: FIEMG


A moda infantojuvenil será um dos destaques da 31ª edição do Minas Trend, de 16 a 18 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte (MG). Promovido pela FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais, considerado o maior salão de negócios do segmento na América Latina, o Minas Trend corrobora a posição do país como quinta maior indústria têxtil do mundo, segundo dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Além disso, mostra a potência das micro e pequenas empresas que representam 90% do setor de vestuário, de acordo com estimativas da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest) e reitera estimativas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no sentido de que o mercado de produtos do segmento infantil movimenta mais de R$ 50 bilhões ao ano no país.  De acordo com o Observatório da Criança, dados do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  estimavam que 68,6 milhões de crianças e adolescentes entre 0 e 19 anos de idade residiam no Brasil à época.

O projeto Minas Trend Kids – Baby e Teens, lançado na última edição do evento, como forma de se conhecer a capacidade de geração de negócios no setor, este ano surge como a primeira edição de um Salão de Negócios que promete ser o carro-chefe de um evento que se insere na agenda produtiva e econômica do estado. Afinal, criança cresce, perde roupa com facilidade e as famílias carecem de reposições com uma frequência cada vez maior diante de um mercado consumidor exigente.

Para Mariângela Marcon, presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG, esse é um nicho com uma plenitude de possibilidades. “Hoje em dia temos que pensar em inovação e em diferentes modelos de negócios. A importância da moda Kids, Baby e Teens é trazer mais uma perspectiva de um novo modelo de negócios no nosso Salão”, observa. “Vamos ter marcas que se fizeram no Minas Trend e que hoje têm uma vidafinanceira de

sucesso no Brasil e fora do Brasil recebendo seus compradores no próprio showroom.  Isso é uma novidade. Entendemos que o Minas Trend passado trouxe o que é que nós temos que buscar quando se pensa na evolução e no desenvolvimento da moda como um todo”.

Marcon ressalta ainda a importância das parcerias, por exemplo, com a Câmara da Moda da Itália, por meio do curso Nicoletta Gomiero, com a presença de uma professora da Universidade de Milão no Salão de Negócios para ministrar uma palestra sobre sustentabilidade e também o interesse de representantes de Portugal para falar sobre sapatos. “Entendo isso como uma forma de estarmos internacionalizando a nossa moda e criando conexões de rede com países relevantes para desenvolvimento de novos modelos de negócios e outras visões da cadeia produtiva”, compara.

Potencial – Rogério Vasconcelos, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Minas Gerais (Sindivest-MG), destaca a importância da participação de marcas conceituadas. “Tivemos esse cuidado ao fazermos a curadoria, selecionando as melhores.  A ideia é que o Minas Trend Kids cresça  a ponto de abranger toda a cadeia infantil para que tenhamos a maior feira infantil do Brasil. Nossa expectativa é grande”, observa.  Segundo Vasconcelos, Minas Gerais tem um grande potencial, com fábricas infantis enormes e que vendem para o país inteiro. Sobre a programação, que terá palestras, além dos desfiles, ele diz que a ideia é levar novos conteúdos e informações para os visitantes, orientando esse público sobre tendências e os melhores produtos para se ter nas lojas.

Marcas – De acordo com a diretora da Top Agency, Taciana Teodoro Diniz Cavalcante, serão 28 marcas expositoras do universo Kids, Baby e Teens.  Dessas, mais da metade são do estado e o restante do Brasil e do exterior. Serão mais de 100 lojistas compradores de outros estados, mais de 200 de Belo Horizonte e de cidades do interior. “Temos um mercado muito dinâmico, que cresce de 8 a 10% ao ano.  Minas é atualmente o 3º estado que mais comercializa roupas do segmento infantojuvenil no Brasil”.

Para os três dias de evento, cujos pontos altos serão os desfiles e as palestras, o casting da Top Agency reunirá perto de 70 modelos Kids e Teens, levando para as passarelas as tendências de uma moda primavera-verão com cores mais pastéis, roupas finas e elegantes, com estampas clássicas que remetem à sofisticação. O Salão de Negócios também terá roupas de festas infantis, malharia, casuais, além de calçados e bolsas.

A mostra de moda da infantojuvenil (de zero a 16 anos), atração na programação do Minas Trend Trend Kids, Baby e Teens, é uma realização da FIEMG, produção executiva da Top Agency, com apoio da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG e Sindivest-MG.

Esta edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae-MG, patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Codemge e da Bling. O evento conta com apoio do Jornal Estado de Minas. Confira a programação completa aqui.

Programação:
Minas Trend Kids, Baby e Teens
SERVIÇO:
16/04
– TERÇA-FEIRA
 13h – Desfile de abertura com as marcas expositoras.

14h30 – Palestra: “Por que o lojista precisa entender e conhecer as tendências da moda infantojuvenil?”, com Kátia Duarte, do blog POP POP, coolhunter especializada em Moda Infantojuvenil.

16h – Desfile das marcas BIBE, TRIBO DA PRESERVAÇÃO, GAROTADA, MARIA LUA CALÇADOS e MOMI.

 17h30 – Palestra: “Marketing digital para lojista de moda infantojuvenil – Rede Social para negócios de moda”, com Diego Duarte, especialista em Marketing Digital e CEO da Dduarts Marketing Digital.

17/04 – QUARTA-FEIRA

10h30 – Desfile das marcas GABRIELA AQUARELA, PINKX, DIGI, AMORECO e PSKUILA.

13h – Desfile das marcas NIKE, LEVI´S, JORDAN, HURLEY, CONVERSE, YOUCCIE e OLIVER.

15h – Palestra: “Prática de foto de produto usando o celular”, com Amanda Garcia, Escola de Lojistas.

16h30 – Desfile das marcas LULUZINHA, MYLU, PRECOCE e ANIME.

18h30 – Palestra: “Gestão leve, mundo complexo: o equilíbrio entre resultados e afeto em tempos pós pandemia”, com Patrícia Rodrigues.

18/04 – QUINTA-FEIRA

10h – Palestra: “Tendências de moda e comportamento de consumo infantil para o verão 24/25”, com Kátia Duarte, do Blog POP POP.

11h30 – Desfile das marcas MIO BEBE, MANGA FOFA, RESERVA, PISKUILA, AUTHORIA, IAM AUTHORIA.

14h30 – Palestra: “O lojista de sucesso – criando equipes e lojas lucrativas do zero ao lucro, o caminho”, com Janaína Ortiga.16h – Palestra: “Gerenciamento de tráfego pago para negócios de moda”, com Diego Duarte, especialista em Marketing Digital CEO da Dduarts Marketing Digital.

últimas notícias

Liderança estratégica é tema de curso promovido pelo CIEMG e IEL
Liderança estratégica é tema de curso promovido pelo CIEMG e IEL
12/05/2025
Leia mais
SERGIO LEITE
FIEMG e ADCE-MG realizam almoço-palestra com Sérgio Leite, vice-presidente da Usiminas
12/05/2025
Leia mais
CEMA MAIO THUMB
FIEMG debate ações socioambientais e avanços na governança ambiental em reunião do CEMA
12/05/2025
Leia mais
Foto Visita Auditoria Interna - maio 2025
FIEMG Regional ZM reforça compromisso com a ética e a transparência durante Mês da Auditoria Interna
09/05/2025
Leia mais
Não há nenhuma notícia
Mais Notícias

Serviço de Atendimento ao Cidadão:

4020 9030

Ouvidoria:

0800 882 2525

Recepção Sede:

(31) 3263 4200

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Exceto feriados nacionais e locais.

crc@fiemg.com.br

Conheça o Sistema

Fale Conosco

SAC

Intranet

Gestão 2022-2025

Trabalhe Conosco

Estatuto FIEMG

Ouvidoria

Aviso de Privacidade e
Proteção de Dados

Integridade

Política de Segurança da Informação

Sindicatos Filiados

Calendário da Indústria

Pagamento RPA

Pagamento a Empresas

Contratações e Alienações

Cadastro Cliente/Fornecedor

Sistema Fiemg e Entidades
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Av. do Contorno, 4456 – Funcionários
Belo Horizonte/MG – CEP: 30110-028
Instagram Linkedin Youtube X-twitter Facebook Flickr Spotify
⤒

Inserir/editar link

Insira o URL de destino

Ou apontar para um conteúdo existente

    Nenhum termo de busca especificado. Exibindo os mais recentes. Pesquise ou use as teclas seta para cima/baixo para selecionar um item.