Pensando no futuro das crianças no mercado de trabalho, a Prefeitura de Sarzedo, na região metropolitana de Belo Horizonte, fez uma parceria com o SESI Minas Gerais para levar às escolas municipais a Oficina de Robótica como atividade extracurricular. O investimento, com recursos próprios, foi de mais de R$ 1 milhão.
O objetivo do projeto é desenvolver habilidades, despertar o interesse pela tecnologia, estimular a criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipe, colaboração, pensamento crítico, flexibilidade, empatia, inteligência emocional e potencializar as habilidades STEAM (mão na massa) através da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A metodologia combina teoria e prática.
Mais de 520 estudantes do 4º ano do ensino fundamental serão beneficiados com a Oficina de Robótica. Inicialmente, sete unidades escolares serão contempladas. As aulas terão carga horária de 50 minutos por semana, dividida em duas aulas, por um período de seis meses.
“O investimento robusto da Prefeitura de Sarzedo na Educação, reflete o compromisso em proporcionar experiências de aprendizado de qualidade para os nossos alunos” comentou a secretária de Educação de Sarzedo, Eliane Barbosa Campos.
Todas as escolas serão adaptadas com salas decoradas, mobiliários compatíveis e material didático necessário. A sala da oficina possuirá mesas e cadeiras para o trabalho em grupo, conjuntos de LEGO, tabletes, armários e prateleiras para armazenamento, Wi-Fi e projetor multimídia.
Em Sarzedo, as salas de aula já estão sendo preparadas, aproveitando o período de recesso escolar, para que as atividades da Oficina de Robótica comecem em agosto.
Com colaboração da Prefeitura de Sarzedo.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG