Na 6ª edição da Imersão Indústria, evento promovido pela FIEMG, o presidente do IBEFMG e diretor institucional do LUZA Group, Júlio Damião, abordou em sua palestra, os principais riscos financeiros enfrentados pelas empresas e como superá-los para garantir a saúde financeira e competitividade no mercado.
Damião destacou que os maiores riscos para as empresas estão relacionados à gestão financeira equivocada e à falta de qualificação de mão de obra. Ele alertou que muitas empresas, ao buscarem empréstimos para gerar novas receitas, acabam sobrecarregando suas finanças: “Quanto mais você pegar empréstimo, mais a âncora afunda. O segredo é pegar da forma certa”, e ainda enfatizou que, embora o dinheiro seja recuperável, o tempo perdido não pode ser reposto.
O palestrante também abordou a importância de investir em inteligência artificial e na qualificação da equipe, destacando que empresas precisam se adaptar às novas tecnologias para não se tornarem irrelevantes. “A IA vai tomar o seu lugar se você não aprender a ser mais produtivo com ela”.
Júlio finalizou com um desafio aos participantes: refletirem sobre a qualidade de suas decisões e a importância de ter as pessoas certas na equipe. Ele destacou que, para competir de forma eficaz, é preciso estar bem preparado e informado, questionando: “Você tem consciência do campo de batalha?”.
Sobre o evento – O Imersão Indústria está sendo realizado nos dias 3 e 4 de abril, no BH Shopping. O evento é uma realização da FIEMG, SESI e SENAI e conta com o patrocínio master da Arcelor Mittal e Vale e apoio master do Sebrae MG. O evento tem também o patrocínio ouro da Herculano Mineração, Gerdau, Usiminas, do SICOOB CENTRAL CREDIMINAS, SICOOB CREDIFIEMG, Caixa Econômica Federal e Governo Federal. No patrocínio prata estão AngloGold Ashanti, Bemisa, CBMM, Copasa, J Mendes, Grupo Avante, Kinross e RHI Magnesita. O evento ainda conta com apoio da Federaminas, do Centro Universitário UNA, da Rede Minas e da Rádio Inconfidência.
Por Carla Chaves – Aluna de Jornalismo da UNA