A parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Minas) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) alcançou reconhecimento internacional com a premiação de um artigo científico desenvolvido no Mestrado Profissional em Computação de Missão Crítica (MCOMP). O trabalho foi eleito Best Paper na ICEIS 2026, conferência internacional realizada entre os dias 22 e 24 de maio, em Benidorm, na Espanha.
Intitulado Efficient Money Laundering Detection through Graph-Based Prioritization, o artigo aborda a detecção de lavagem de dinheiro por meio de inteligência artificial e aprendizado de máquina aplicados à análise de grafos de transações financeiras. A pesquisa foi desenvolvida pelo mestrando André da Costa Silva, com orientação e coautoria do professor Paulo André Lima de Castro, da Divisão de Ciência da Computação do ITA.
O estudo propõe uma solução para priorizar investigações em grandes volumes de dados financeiros. Em experimentos realizados com bases sintéticas de até 1 milhão de contas, a metodologia conseguiu identificar cerca de 88% das transações ilícitas analisando apenas 1% das operações.
Para o superintendente do IEL Minas, Gustavo Henrique Penno Macena, o reconhecimento reforça a importância da parceria com o ITA para aproximar a pesquisa acadêmica das demandas reais da indústria e da sociedade. “A parceria entre o IEL Minas e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica representa um marco estratégico para a formação de talentos, para a pesquisa aplicada e para o fortalecimento da competitividade da indústria mineira e brasileira”, afirmou Macena.
Segundo ele, o resultado demonstra o potencial da pesquisa aplicada quando conectada ao setor produtivo. “Mais do que um reconhecimento acadêmico internacional, esse resultado demonstra que a pesquisa produzida por profissionais conectados à indústria pode alcançar padrões globais de excelência. Mostra, também, que quando empresas, instituições de ensino e entidades de desenvolvimento industrial trabalham juntas, o conhecimento deixa de ser apenas teoria e se transforma em tecnologia, inovação e solução concreta”, destacou Macena.
Para o IEL Minas, a parceria com o ITA fortalece a formação de profissionais altamente qualificados e contribui para ampliar a capacidade de inovação das empresas e da indústria.
Imprensa FIEMG