Em solenidade realizada nesta terça-feira (18/11), na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, o Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais (Siprocimg) empossou sua nova diretoria para o quadriênio 2025/2029. O evento reuniu autoridades, empresários e representantes do setor industrial, para testemunhar o compromisso do sindicato com a integração, o desenvolvimento e a competitividade das empresas filiadas.
Fundado em 1934, o Siprocimg representa atualmente cerca de 1.900 indústrias em todo o estado, sendo uma das entidades mais tradicionais do sistema FIEMG. Durante a cerimônia, foram realizadas homenagens aos dirigentes que marcaram a trajetória recente do sindicato.
À frente do Siprocimg por 14 anos, o agora ex-presidente Lúcio Silva reforçou, em seu pronunciamento, a importância do trabalho coletivo na consolidação de avanços para o setor. Ele registrou agradecimentos à diretoria, aos parceiros institucionais e às empresas associadas, destacando que seu legado está baseado no diálogo e na construção conjunta. “O sucesso de um legado é quando a gente acredita e continua trabalhando pelo futuro. E tem uma frase que diz ‘sozinhos não se faz nada, mas juntos chegamos mais longe’, chegamos até aqui e juntos seguiremos construindo o futuro desse setor, com certeza, muito melhor”, refletiu.

Após assinar o Termo de Posse em nome de toda a diretoria, Ragheb Hamade Filho assumiu a presidência do sindicato com a proposta de fortalecer a atuação estratégica do sindicato nos próximos quatro anos. Ele destacou a relevância do setor para a economia mineira e reafirmou o compromisso com a defesa dos interesses das indústrias de produtos de cimento. “Esse novo ciclo significa não apenas dar continuidade a uma gestão, mas também imprimir novos passos alinhados aos desafios que teremos pela frente”, anunciou Hamade.
Presente na cerimônia, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, ressaltou a importância do associativismo e a contribuição do Siprocimg para o fortalecimento da indústria mineira. Ele destacou que a FIEMG segue comprometida em ampliar o diálogo com os sindicatos e apoiar o desenvolvimento dos setores produtivos.
“Quando o empresário vai para o associativismo, ele tem que exercitar o convencimento. Você tem que convencer os pares. Às vezes tem que convencer aqueles que estão do lado oposto a você e é esse o papel do líder. No dia a dia, praticar a troca, aprender com o outro a fazer esse trabalho coletivo”, disse Roscoe.
O governador Romeu Zema, que enviou um vídeo para parabenizar Hamade e agradecer Silva pelos 14 anos de trajetória, exaltou a força da indústria de cimento em Minas Gerais. “O setor de produtos de cimento é um pilar fundamental para construção civil e o desenvolvimento, ao garantir o andamento centenas de obras importantíssimas para todos os mineiros. Desejo sucesso à nova gestão”, destacou.
A solenidade também contou com a presença de autoridades estaduais, parlamentares e representantes de entidades públicas e privadas e os familiares dos representantes do sindicato.
Acesse aqui para ver as fotos do evento.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG