Iniciativas com foco no ESG (sigla para trabalhos ambientais, sociais e de governança) foram reconhecidas nessa terça-feira (7/10), no 1º Prêmio Internacional de Sustentabilidade Brasil – Portugal 2025, promovido pela da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais. A cerimônia de premiação foi realizada na sede da FIEMG, em Belo Horizonte.
A iniciativa foi criada para valorizar projetos e empresas que fazem a diferença no desenvolvimento sustentável, destacando ações desenvolvidas por municípios, empresas, startups, centros de pesquisa no Brasil e em Portugal, além de promover boas práticas, intercâmbio de tecnologia e desenvolvimento socioeconômico.
O presidente da Câmara Portuguesa de Comércio do Brasil-MG, Miguel Jerônimo, que abriu o evento, afirmou que o prêmio vai além do reconhecimento a iniciativas socioambientais e representa “um ponto de partida para novas colaborações, soluções e um futuro mais sustentável”.

“A primeira edição acontece em sintonia com a COP 30, um evento de importância fundamental para o futuro do planeta, que será realizado neste ano, em Belém. Vivemos tempos conturbados no que toca às questões ambientais e, por isso, é urgente valorizar, apoiar e replicar os exemplos que fazem a diferença”, destacou.
Alexandre Melo, que é presidente do Conselho de Relações Internacionais da FIEMG, compôs a mesa solene. Ele lembrou que a sustentabilidade é um dos pilares da indústria há alguns anos, sobretudo em Minas Gerais, sendo um “componente fundamental para competitividade do segmento”. Melo citou ainda iniciativas da FIEMG nessa direção, como descarbonização de processos produtivos e pesquisa com terras raras. A Federação e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) são apoiadores do prêmio.

A Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais recebeu 113 projetos e 64 foram elegíveis para avaliação. Os trabalhos concorreram nas categorias ambiental, social, governança e prêmio máster de sustentabilidade. Todas as ações inscritas foram avaliadas por uma comissão julgadora.
Os vencedores foram:
Categoria Ambiental
Biofábrica de Corais, da instituição Biofábrica de Corais, de Recife
Categoria Social
Programa Energia Legal, da Cemig, de Belo Horizonte
Categoria Governança
Predição de alagamentos com uso de Inteligência Artificial (IA), da prefeitura de Santo André, em São Paulo
Categoria Máster em Sustentabilidade
Earth Lab & Horta Orgânica – Six Senses Douro Valley, da Aquapura Douro Valley Hotels Villas & SPA, AS, de Portugal
Clique aqui e veja mais fotos da premiação.
Imprensa FIEMG
