O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, participou do lançamento do Business Guide “Conexão Minas Itália” em Roma nesta quarta-feira (22/10), durante a Missão Internacional à Europa do Governo de Minas Gerais, junto ao governador Romeu Zema. O guia, destinado às cidades italianas, tem como tema central as conexões entre Minas e o país europeu nos mais diversos setores mercadológicos e empresariais.
Em 2025, a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais completará 30 anos de fundação e o lançamento se deve à comemoração deste marco. “O Guia de Negócios Conexão Minas-Itália será publicado em versão bilíngue (português e italiano) e visa dar a empresários, dirigentes, investidores e demais agentes do mercado, um panorama geral sobre as inúmeras oportunidades de negócios existentes, tanto para empresas italianas que desejam expandir e explorar novos mercados, quanto para empresas mineiras que têm o processo de internacionalização como objetivo estratégico a ser alcançado nos próximos anos”, ressaltou o presidente da FIEMG.
O conteúdo do guia contará com depoimentos e informações fornecidas pelos mais relevantes nomes que representam, em 2025, os principais setores mercadológicos que conectam Minas e a Itália. Além disso, o guia terá também orientações práticas a investidores assinadas por especialistas, sobre o ambiente Minas-Itália no campo dos negócios internacionais.
“Com isso, o Guia de Negócios Conexão Minas-Itália pretende compilar um sólido e consistente retrato desses setores, apresentando números que embasam cada um deles, seus principais atores, as maiores oportunidades, bem como as áreas com grande potencial de crescimento e desenvolvimento de novos negócios para ambas as regiões. Os setores a serem abordados no guia são: automotivo, logística, energia, infraestrutura, turismo, mineração, tecnologia, moda, cafés e agroalimentar”, explicou Flávio Roscoe.
Visita ao Vaticano: benção do Papa Leão XIV
A agenda desta quarta-feira contemplou ainda a visita da comitiva do governo de Minas ao Vaticano. Durante a benção do Papa Leão XIV na Praça São Pedro, evento público quando o Papa desfila de Papamóvel e faz saudações aos religiosos. Quando o governador abriu a bandeira do estado de Minas Gerais, o Pontífice declarou: “Abençoo todo o povo de Minas Gerais”.
“Trouxe para ele aquilo que Minas faz muito bem: nosso queijo, nosso café e também nosso artesanato. Entregar ao Papa obras como o terço em palmas barrocas das artesãs de Sabará e o estandarte dedicado a Nossa Senhora da Piedade é, antes de tudo, uma forma de apresentar ao mundo como os mineiros preservam suas tradições e suas devoções”, afirmou o governador Romeu Zema.
Flávio Roscoe destacou estar muito honrado com a visita e benção pelo Papa Leão XIV. “A fé move montanhas e move os mineiros. É uma honra receber a benção do Papa para o trabalho que realizo na FIEMG e para o trabalho do Governo para o povo de Minas. Somos portador de futuro no Sistema FIEMG para mais de 300 mil alunos SESI-SENAI. Nossos dez mil funcionários fazem isso acontecer levando perspectivas para toda uma nova geração e nossa indústria emprega milhões de pessoas em Minas, fazendo com que nosso estado avance, cresça produtividade com menor impacto ambiental e promovendo um futuro de qualidade para as pessoas”, salientou após a benção do sucessor do Papa Francisco.
Marina Rigueira, com Agência Minas
IMPRENSA FIEMG