O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, juntamente com o governador Romeu Zema, participou da abertura da Safra Mineira de Café 2023, nesta quinta-feira (1/6), em Araguari, no Triângulo Mineiro.
Durante a solenidade, as autoridades receberam a homenagem “Personalidade mineira” das mãos do governador Romeu Zema e o presidente Flávio Roscoe foi um dos agraciados. Representando a FIEMG Regional Vale do Paranaíba, o presidente José Alves, compareceu ao evento acompanhado dos presidentes sindicais: Alessiane Batoni (Sindivestu), Rossini Soares (Sindvest), Jorge Tadeu Meirelles (Sindarroz), Arquimedes Rosa (Sindmetal) e do diretor Mauro Cunha.
De acordo com a assessoria oficial do evento, a produção brasileira de café deve totalizar 54.74 milhões de sacas de 60 kg em 2023, correspondendo a um aumento de 7,50% em relação ao ano passado (50.92 milhões de sacas) e acordo com o 2º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Já a safra mineira de café deve alcançar 27,5 milhões de sacas em 2023, com crescimento de 25% na comparação com a safra anterior, segundo levantamentos iniciais da Conab. Na Região do Cerrado Mineiro, a produção média é de 6 milhões de sacas anualmente.
Ainda segundo a organização oficial, o evento recebeu aproximados 600 participantes, entre produtores de café, representantes de cooperativas, associações, exportadores, torrefadores, além de estudantes e autoridades políticas no âmbito federal, estadual e municipal de 55 cidades que compõe a Região do Cerrado Mineiro, a primeira com Denominação de Origem para cafés do Brasil, acompanhados de representantes das demais regiões produtoras de café de Minas Gerais.
O presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, José Alves, destacou a importância deste tipo de encontro para a visibilidade da região bem como de seus recursos. “Iniciativas com estas destacam a região do Triângulo Mineiro e toda a sua potencialidade perante o Brasil, e o café é um grande protagonista para este cenário. O porte do evento surpreendeu e reuniu autoridades locais e nacionais, um grande momento de networking e reconhecimento dos cafeicultores.”
Visita do presidente Flávio Roscoe no SESI Araguari
Aproveitando a passagem pelo Triângulo Mineiro, o presidente Flávio Roscoe visitou a unidade SESI da cidade a fim de conhecer mais de perto as instalações bem como as reformas realizadas pelo “Projeto Cuidar”, que visa modernizar as estruturas das escolas SESI em todo o estado. “Foi muito bom ter realizado esta visita inloco aqui no SESI, nós podemos constatar que a estrutura atual está sendo usada em sua totalidade, o que tem nos movido a ampliar o espaço. No local onde era a piscina, serão construídas 12 salas de aula, além das manutenções e reformas que já estão sendo realizadas em prol da modernização da estrutura”, afirmou Roscoe.
O presidente ainda agradeceu o apoio do diretor da FIEMG Regional em Araguari, o empresário Mauro Cunha, o presidente do Sindvest Araguari, Rossini Soares e a gerente da unidade Vanda Oliveira.
A Unidade SESI SENAI de Araguari conta com 800 alunos entre os ensinos regulares e técnicos.
Ariane Baldini Bocamino
FIEMG Regional Vale do Paranaíba | Uberlândia