
Após queda em agosto, a produção industrial em Minas Gerais registrou estabilidade em setembro. O emprego, por outro lado, apresentou retração. É o que mostra a pesquisa Sondagem Industrial divulgada nesta sexta-feira (24) pela FIEMG.
De acordo com o levantamento, o índice que mede a evolução da produção no Estado subiu de 44,3 pontos, em agosto, para 50,1, em setembro. Já o emprego se manteve abaixo dos 50 pontos, o que indica queda do número de trabalhadores industriais na comparação com o mês anterior. Além disso, pelo segundo mês consecutivo, os estoques de produtos caíram e ficaram abaixo do planejado pelas empresas.
Ainda segundo a pesquisa, os industriais mineiros demonstraram insatisfação com condições financeiras de seus negócios no terceiro trimestre do ano. Entre as principais dificuldades, a elevada carga tributária foi a mais citada.
Para os próximos meses, os empresários mostram otimismo com relação à demanda e à compra de matérias-primas, enquanto as perspectivas indicam leve retração do emprego. Já as intenções de investimento aumentaram no mês, mas são inferiores às registradas há um ano.
Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG