Com o objetivo de desenvolver soluções para caminhões de corrida, o SENAI Minas e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) lançaram, nesta quinta-feira (25), no Centro 4.0, em Contagem, um desafio para alunos de sete unidades da região metropolitana de Belo Horizonte e uma de Araxá.
Durante o Desafio CBMM/Giaffone Racing, os estudantes deverão desenvolver projetos de alta performance, baixo custo e que atendam a uma série de requisitos, com foco na melhoria energética, estrutural e aerodinâmica do caminhão utilizado piloto de Fórmula Truck, Felipe Giaffone. A iniciativa faz parte do programa Saga SENAI de Inovação, em que alunos propõe soluções para setores da cadeia produtiva. Ricardo Aloysio, gerente de educação e tecnologia do SENAI Minas, explica que ‘’a Saga é dividida em três etapas, em que os projetos selecionados são avaliados e servem como base para a construção de protótipos’’. Ele acredita que a integração entre cursos e unidades do SENAI podem contribuir com resultados expressivos durante a execução do programa. Os melhores projetos serão apresentados no Encontro Nacional de Automação (ENA), em outubro, e os três vencedores participarão da etapa nacional do INOVA SENAI.
Para o piloto Felipe Giaffone, a parceria entre a CBMM e o SENAI Minas ‘’pode gerar inúmeros ganhos técnicos para o caminhão’’, além de ser uma oportunidade para os alunos aplicarem os conhecimentos teóricos na prática. Marcos Haddad, profissional que trabalha com o piloto, também participou do evento e celebrou a iniciativa, que já rendeu bons frutos em 2023 com um projeto desenvolvido por estudantes do SENAI de Araxá.
De acordo com o analista de Desenvolvimento de Mercado da CBMM, Érico França, o programa poderá ser expandido nos próximos anos, com a participação de outras unidades do SENAI em Minas Gerais e também novas áreas de atuação. A cerimônia de lançamento do Desafio CBMM/Giaffone Racing contou ainda com a presença de dezenas de alunos da instituição de ensino.
Clique aqui e confira mais fotos do evento.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG