Um marco para a educação superior em Minas Gerais! Foi inaugurada nessa quarta-feira (19/3) a Faculdade SENAI, que oferece cursos de graduação com modelo pedagógico alinhado às necessidades atuais da indústria e do mercado. Uma solenidade no Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0, que abriga a instituição de ensino, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, celebrou o início das atividades eletivas dos cursos de Tecnologia em Ciência de Dados e Graduação em Engenharia de Controle e Automação.
Reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), a Faculdade SENAI surgiu a partir de um projeto robusto que “evidencia o compromisso do sistema FIEMG com a excelência acadêmica e a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, afirmou o presidente da Federação, Flávio Roscoe, em seu discurso.
“Vocês (alunos) não estão entrando em qualquer faculdade. Vocês podem ter certeza de que, em um curto espaço de tempo, a Faculdade SENAI de Minas Gerais será reconhecida como uma das melhores do país nas suas respectivas áreas de conhecimento porque essa instituição foi planejada”, declarou Roscoe aos novos alunos, se referindo a um dos diferenciais da instituição, que integra teoria e aplicação prática em um contexto competitivo e cada mais tecnológico. Por fim, o líder empresarial lembrou que o sucesso do Faculdade passa também pelo trabalho dos professores e da equipe técnica.
O otimismo do presidente com a faculdade ganhou outras vozes, as juvenis dos primeiros alunos dos cursos superiores. É o caso de Daniel Henrique Oliveira, de 20 anos, matriculado em Engenharia de Controle e Automação. “Estou ansioso porque vou aprender muita coisa nova e aprimorar o que eu aprendi no curso técnico. A minha maior expectativa é justamente em relação ao sistema de comunicação robótica, que é tão essencial na indústria 4.0. Desde pequeno, é algo que eu sempre tive interesse”,
“Eu estou numa unidade de referência, que é o Centro 4.0, que conta com um laboratório excelente e uma fábrica em que a gente pode trabalhar e, efetivamente, pôr em prática todo o conhecimento transmitido pelos professores”, disse Caíque Cardoso, de 20, que vai cursar também Engenharia de Controle e Automação. Com a trajetória educacional calcada no SENAI de Minas Gerais, o jovem espera aproveitar ao máximo as oportunidades que faculdade vai proporcioná-lo.
Professor das disciplinas Metodologia Científica e Carreira e Iida, Sidney Martins contou que equipe de docentes começou a ser preparada há mais de um e que todos dos profissionais estão comprometidos com a excelência do ensino SENAI. “Imagine colocar no mercado pessoas extremamente preparadas? O Senai tem esse papel e vai cumpri-lo São dois cursos relacionados a áreas que estão com defasagem profissional”.
A solenidade teve ainda a aula magna do gerente de Educação e Tecnologia do SENAI MG, Ricardo Aloysio, que falou sobre o tema “A formação universitária para um mundo digital: o desafio da indústria 4.0”. De maneira didática e assertiva, Aloysio apresentou e comentou diferentes cenários do setor produtivo e da indústria 4.0 e a importância desses segmentos nas economias dos Brasil e países desenvolvidos.
O gerente também pontuou o contexto em que os cursos ofertados pela faculdade estão inseridos no mercado e as possibilidades de atuação dos futuros profissionais. “Seja bem-vindos. Durante os próximos anos, a gente espera conjuntamente construir uma formação sólida e de referência”.
Clique aqui e veja mais fotos do evento.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG