O SENAI José Fagundes Netto, instituição fundamental para a formação profissional em Juiz de Fora, celebrou seus 79 anos com a Mostra do Saber Industrial, um evento que reuniu alunos, instrutores, indústrias parceiras e a comunidade local. O evento aconteceu durante todo o dia 11 de junho, na sede da escola, destacando a importância da educação técnica e a integração entre estudantes e o setor industrial.
A Mostra, que também celebrou o Dia da Indústria, teve como objetivo estimular a participação dos alunos em atividades extracurriculares, promover a troca de informações e conhecimentos, e fortalecer os laços educacionais, sociais o evento incentivou a nova geração a contribuir para a solução de problemas sociais, ambientais e tecnológicos, além de destacar a importância da formação profissional oferecida pelo SENAI JFN, que é a segunda escola SENAI fundada em Minas e a primeira do interior do estado.
O evento começou pela manhã com a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos, demonstrando inovações nas mais diversas áreas industriais. Na parte da tarde, foi realizada uma cerimônia de homenagem às indústrias parceiras do SENAI Juiz de Fora. Representantes de empresas como Gomes Metalúrgica, Malhas Kepper, Petra Agregados, Metalúrgica Moriá, Hiperrol Embalagens, Rafer Ferro e Aço, Ert Cycle Uniformes, Máquinas Junqueira, NPlas Plásticos Injetados, R&D Mineração e Construção, TS Usinagem e Manutenção, Nativita, Cofercil Serviços de Construção, Supermix Concreto, KM Engenharia e Movimec, receberam uma placa comemorativa em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento econômico da região.
A cerimônia destacou a história e a relevância do SENAI JFN, que há 79 anos qualifica profissionais para atuarem com excelência no ambiente industrial, reforçando o impacto da instituição na comunidade local. Após as homenagens, o evento prosseguiu com a fala do diretor das escolas SENAI em Juiz de Fora, Vander Montesse, e da supervisora pedagógica, Sandra dos Anjos, que ressaltaram os desafios e conquistas da instituição ao longo dos anos. Vander enfatizou a importância da parceria entre o SENAI e as indústrias, destacando como essa colaboração tem sido vital para a formação de profissionais capacitados e para o desenvolvimento industrial da região.
Ao final, os participantes cantaram “Parabéns”, com um bolo simbólico que representava a união e o esforço coletivo de todos os envolvidos com o SENAI. O dia festivo terminou com um café da tarde, onde representantes das indústrias e demais convidados puderam degustar delícias preparadas pelos alunos do curso de Panificação e conhecer mais sobre as instalações e tecnologias da escola. A Mostra do Saber Industrial também esteve aberta para visitação, permitindo que os participantes conhecessem as inovações criadas pelos alunos.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG