Essa semana foi de celebração para os 407 alunos do SENAI Juiz de Fora que concluíram os cursos técnicos da primeira edição do Programa Trilhas de Futuro. Nos dias 05 e 06 de junho, o SENAI JF promoveu, na sede da FIEMG Regional Zona da Mata, as cerimônias de formatura dos alunos das unidades “José Fagundes Netto” e “Luiz Adelar Scheuer”. Pela primeira escola (CFP José Fagundes Netto), receberam o diploma de conclusão estudantes dos cursos de Automação industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrotécnica, Mecânica Industrial, Mecatrônica e Segurança do Trabalho. Já pelo CIDT Luiz Adelar Scheuer, os formandos foram dos cursos técnicos de Eletromecânica e Fabricação Mecânica. Esta é uma grande iniciativa do governo de Minas, que conta com a infraestrutura e a experiência de instituições de formação técnica conceituadas no estado, como o SENAI. O objetivo, ao disponibilizar à população milhares de vagas para cursos técnicos gratuitos, de diferentes modalidades, é oferecer formação profissional, promovendo a empregabilidade dos jovens mineiros.
O presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindipan-JF, Heveraldo Lima de Castro, participou dos eventos, juntamente com o diretor das escolas SENAI JF, Vander Montesse, e com a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, Dalva de Amorim, que representou na ocasião o secretário de Educação de Minas Gerais, Igor Alvarenga, e o governador Romeu Zema. Também estiveram presentes o gerente regional SESI/SENAI ZM, Humberto Rezende; e os pedagogos Lígia de Sousa Oliveira (SENAI JFN), e Marina Lourenço e Félix Nascimento (SENAI LAS), além de estudantes, familiares, educadores e funcionários do SENAI.
Heveraldo Castro foi patrono das turmas e destacou que o Trilhas de Futuro é uma excelente oportunidade para os estudantes poderem desenvolver suas competências técnicas e habilidades para entrarem no mercado de trabalho e poderem atuar dentro das empresas com mais conhecimento e excelência. “Os alunos que se formam aqui hoje saem mais preparados para enfrentar os desafios da competitividade do mercado. Acreditamos que para que nosso país se desenvolva é fundamental investir em áreas estratégicas, como a Educação, setor fundamental para o crescimento atual e futuro do Brasil. Conhecimento é algo que nunca vamos perder e é isso que vocês ganharam neste curso. Muito sucesso a todos”, disse.
Já a paraninfa Dalva de Amorim enalteceu a iniciativa do governo de Minas ao investir na educação por meio do Trilhas de Futuro. “Esta é a culminância da realização de um sonho. Agora vocês têm ferramentas para traçar seu futuro. Parabenizo aos estudantes por todo esforço e dedicação para estarem melhor colocados no mercado de trabalho e também a suas famílias por todo o incentivo dado a eles ao longo do percurso”, ressaltou.
O diretor das unidades SENAI JF, Vander Montesse, agradeceu aos alunos por terem escolhido e confiado no SENAI e por terem aceitado o desafio de fazer parte das primeiras turmas do programa, sendo verdadeiros pioneiros. “Este é um programa gratuito, pensado para quem precisa de suporte público para ter uma formação adequada. Por meio da realização destas formaturas, mais uma vez o SENAI cumpre seu papel como a maior instituição de formação profissional da América Latina. Desejo que cada aluno aqui se insira no mercado de trabalho e que se desenvolva também como pessoa. Que as dificuldades sejam impulsos para o crescimento de vocês”, finalizou.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG