Os torneios microrregionais de Robótica FLL SESI Minas aconteceram em nove cidades do estado, com o objetivo de selecionar os membros oficiais de cada equipe das escolas para participação nas competições, e também visando preparar e inspirar os alunos robotiquers para as disputas que virão por aí. Os eventos aconteceram de 02 a 11 de julho nas escolas SESI de Uberlândia, Itaúna, Sete Lagoas, Ubá, Betim, Barbacena, São Gonçalo do Sapucaí, Ipatinga e Belo Horizonte.
A partir de um edital, cada escola SESI selecionou de 9 a 12 alunos, formando duas equipes em cada unidade, para que pudessem competir de forma amistosa com os outros grupos da região nos torneios microrregionais. O SESI Ubá recebeu o torneio no dia 09 de julho, reunindo as equipes desta cidade, de São João Nepomuceno e da nova escola SESI Cataguases. Estiveram presentes no evento o gerente Regional do SESI/SENAI, Humberto Rezende; e os gerentes de unidades Cláudio Bellose (Ubá), Renata Dalton (São João Nepomuceno) e Cláudio Rutz (Cataguases).
De acordo com Cláudio Bellose, o objetivo dos eventos foi selecionar os competidores de cada cidade que irão para o torneio estadual, em Belo Horizonte, no mês de novembro. “Mas a ideia foi também proporcionar a integração entre as cidades. Foi muito bom contar com a participação da nova escola de Cataguases e esperamos que, em breve, tenhamos a participação de escola de Juiz de Fora, que inicia suas atividades no ano que vem”.
Já o SESI Barbacena foi palco da disputa entre a equipe da unidade desta cidade, liderada pelo gerente César Ferreira, e do SESI São João del-Rei, da gerente Renata Dalton, no dia 10 de julho. Segundo César Ferreira, foi uma alegria sediar o torneio para o qual foram convidados alunos, familiares e a comunidade escolar. “O evento foi muito animado, uma preparação para os próximos passos da competição”, disse. A pedagoga do SESI Barbacena, Tereza Santana, destaca que ficaram em exposição a Robótica da Educação Infantil – anos iniciais e a equipe Techzeus, com seu robô, que participou do mundial na modalidade FTC. O gerente Regional do SESI/SENAI, Humberto Rezende, também marcou presença neste segundo dia de torneio na Zona da Mata.
De acordo com a coordenadora de Educação Básica do SESI, Mariana Rodrigues, a partir de uma pergunta chave criada pelo SESI relacionada ao tema da temporada “Submerged”, as equipes desenvolveram um projeto de inovação, além de já montarem o robô para competir nas arenas, simulando as missões da nova temporada. “Estes eventos técnicos tiveram o importante papel de avaliar os competidores para a definição da composição oficial das equipes e já foram um super esquenta para o regional de novembro”, disse.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG