Na última sexta (23) representantes do SIAU (Sind. Ind. Alimentação de Uberlândia), da FIEMG Regional Vale do Paranaíba e do SENAI “Dr,. Celso Charulli” participaram de uma reunião estratégica em relação ao planejamento de 2026 para o sindicato citado.
Durante o encontro, o tema central foi a parceria entre o SENAI e o SIAU para organização e oferta de cursos técnicos específicos para a indústria do setor alimentício. Operador de empilhadeiras e técnicos para laboratório de laticínios foram duas sugestões iniciais para o ano de 2026.
De acordo com o vice presidente do SIAU, Fausto Gabriel dos Santos, a falta de mão de obra ainda é a maior dor da indústria, e esta parceria do SENAI pode auxiliar diretamente neste ponto. “A demanda da indústria é em relação a mão de obra e mão de obra qualificada mesmo. Nós sugerimos cursos rápidos para estas capacitações e também contarmos com o apoio do SINE (Sistema Nacional de Empregos) de Uberlândia para a entidade nos envie profissionais para compor as turmas, e assim, capacitarmos não somente quem está na indústria mas profissionais do mercado, em si.”
A executiva sindical, Rizen Andrade, também sinalizou que em 2026 o SIAU permanece empenhado em atender as demandas específicas das indústrias da alimentação, atuando como ponte entre entidades e possíveis parceiros de sucesso, como o próprio SENAI.
“Falamos também do 2º Encontro da Indústria que será realizado em março no qual o SENAI será o nosso parceiro para compartilhar as soluções e possibilidades para as empresas participantes”. comentou a executiva.
Também participaram do encontro o presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, José Alves, o supervisor técnico do SENAI, Marcos José, a supervisora também da entidade, Inara Santos, o gerente do SENAI, Rogério Franco e o analista de relações empresariais da FIEMG Regional, Mário Sérgio Pires e Lucas Oliveira Ferreira.
Acompanhe as demais ações do SIAU em @siauuberlandia