No dia 11 de junho, o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora (Sindivest-JF) realizou uma reunião significativa voltada para seus associados. O evento ocorreu na sede da FIEMG Regional Zona da Mata, onde também está localizado o Sindicato, e contou com a presença de membros da Diretoria, representantes das empresas associadas e entidades parceiras.
A presidente Mariângela Miranda Marcon iniciou a reunião apresentando uma retrospectiva das atividades do Sindicato no primeiro semestre de 2024. Ela destacou que foi anunciada aos associados a realização de sete feiras industriais, que reforçam o compromisso do Sindicato em promover o desenvolvimento e a inovação no setor. Além disso, mais de 10 workshops e palestras gratuitas foram divulgadas aos empresários do setor, tanto online quanto presencialmente, proporcionando uma ampla gama de oportunidades de capacitação.
Outro ponto de destaque na reunião foi a participação de Mariângela Marcon na missão empresarial da FIEMG à Alemanha, organizada pela Federação com o apoio da Codemge e da Vale. Durante a missão, os empresários mineiros visitaram a Techtextil, uma feira especializada em têxteis técnicos, não tecidos, vestuário funcional e tecnologias têxteis. Esta feira apresentou inovações e maquinários específicos para o setor, proporcionando uma oportunidade única de explorar novas tendências e oportunidades no mercado global de têxteis. Entre os equipamentos exibidos na Techtextil estavam máquinas retas industriais, interloques, overloques, zig-zag, refiladoras, travetes e pespontadeiras.
Como novos projetos, o Sindivest-JF anunciou a oferta de um curso básico de inteligência artificial para os 10 primeiros associados que demonstrarem interesse. Esta iniciativa visa capacitar os profissionais do setor, preparando-os para as demandas tecnológicas emergentes. Foi lançada ainda uma nova campanha de prospecção de empresas, com o objetivo de expandir a rede de associados e fortalecer o setor do Vestuário. Durante a campanha, o Sindicato enviará seu novo portfólio a potenciais associados, destacando as vantagens e oportunidades de fazer parte do Sindicato.
Mariângela Marcon anunciou ainda sua proposta de implantar um condomínio empresarial colaborativo para a instalação do Arranjo Produtivo Local (APL) Farol da Mata Vestuário e Afins. Inspirado no modelo do condomínio do Vale do Jequitinhonha, que está sendo desenvolvido pela FIEMG, a presidente apresentou um projeto que concentra a prestação de vários serviços em um único local, com a participação do SENAI. “Em um cenário econômico competitivo, as empresas buscam otimizar recursos e reduzir custos. Uma alternativa promissora é a colaboração em condomínios empresariais, onde serviços e processos são compartilhados para beneficiar todas as partes envolvidas. Esta abordagem visa enfrentar a escassez de mão de obra qualificada e os altos custos de manutenção de funcionários, promovendo uma colaboração mais estreita entre as empresas e otimizando o uso dos recursos disponíveis”, disse.
A presidente também falou sobre a realização da Feira Febratex, que ocorrerá de 20 a 23 de agosto em Blumenau (SC). A missão empresarial está sendo organizada com o apoio do Sebrae e este evento é uma das maiores feiras do setor têxtil na América Latina, representando uma excelente oportunidade para os associados explorarem novas tecnologias e tendências.
Na segunda parte da reunião, Raquel Lopes, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/FIEMG), apresentou o novo projeto que está sendo desenvolvido pela FIEMG: a instalação de um Centro Compartilhado no município de Salinas, na região do Vale do Jequitinhonha. O objetivo é atrair empresas da indústria do vestuário para a região, fomentando a criação de empregos locais, a formação de mão de obra, a geração de renda e o crescimento socioeconômico. O centro contará com galpão do SENAI de produção compartilhada; estrutura SENAI para formação técnica e treinamento de colaboradores; estrutura SESI de Segurança e Saúde no Trabalho (SST); estrutura SESI de Refeitório (NUTRI SESI) e estrutura de creche (SESI IN).
Segundo Mariângela Marcon, a reunião do Sindivest-JF reafirmou o compromisso do Sindicato em promover o desenvolvimento do setor do Vestuário, apresentando novas iniciativas e oportunidades de capacitação para seus associados. Com a participação ativa em eventos internacionais e a implementação de projetos inovadores, o Sindivest-JF continua a fortalecer sua posição como um importante facilitador do crescimento e da inovação na indústria do setor.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG