O presidente do CIEMG, Fausto Cançado, foi um dos participantes da reunião com o presidente Lula em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 29 de agosto. Lula cumpriu agenda oficial no município e, na ocasião, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, entregou a Lula um documento com propostas emergenciais para reduzir o impacto da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos de exportação.
As medidas foram debatidas e elaboradas após uma reunião estratégica da diretoria colegiada do CIEMG com a prefeita de Contagem, Marília Campos, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade e empresários da região. O encontro ocorreu em 12 de agosto, na sede da entidade.
Entre outros pontos, o documento propõe ajustes nos tributos federais para compensar perdas, aperfeiçoamentos no programa Reintegra, garantindo maior competitividade nas exportações, agilidade nas investigações antidumping, protegendo a indústria nacional contra práticas desleais de comércio.
Além de Roscoe e Cançado, participaram do encontro com Lula os presidentes da RHI Magnesita, Wagner Mariano, e do Conselho de Administração da TSEA Energia, Henry Gonzalez. O presidente do CIEMG considera que “o diálogo entre os setores é o caminho para a construção de soluções concretas, assegurando um ambiente de negócios favorável, preservando empregos e fortalecendo a competitividade da indústria nacional”.
Imprensa FIEMG