O programa FIRST® LEGO® League Challenge desafia estudantes de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas da sociedade moderna a partir de um mergulho no conceito STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). O torneio é realizado anualmente pela LEGO® e reúne estudantes do ensino fundamental e médio de todo o Brasil; as etapas são realizadas em um primeiro momento em microrregionais e posteriormente em estaduais até chegar a competição nacional.
A etapa estadual do Torneio em Minas Gerais é tradicionalmente realizada na capital, Belo Horizonte. E este ano receberá para a competição 32 equipes SESI e 28 equipes de demais escolas privadas e públicas.
Etapa microrregional em Uberlândia trouxe estudantes das escolas SESI de Uberaba e Araguari
Os jovens, liderados por dois adultos, técnicos da equipe, precisam trabalhar em sintonia tendo como base Valores Essenciais (Core Values) como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras específicas para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO® SPIKE Prime, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.
Na tarde de hoje (2), duas equipes de cada escola SESI participaram da etapa microregional, são elas: SESI de Uberlândia (Legosos; Furiosos), SESI Uberaba (Capuzes Vermelhos, Red Hoods) e Araguari (Startec Voyager; Startec Enterprise). O objetivo deste recorte microregional foi dar a oportunidade para que mais alunos tivessem a experiência da arena de robótica e toda a dinâmica que envolve o torneio, com isso, das duas equipes de cada escola participante, será escolhida apenas uma para representar cada município no Torneio Regional.
E após a tarde toda de “rounds” nos quais as equipes conduziram os robôs nos chamados tapetes (mesas oficiais com uma série de fases que o robô precisa avançar) e apresentaram seus respectivos projetos de inovação, o resultado destacou a equipe de Araguari, “Startec” com maior pontuação nos 3 indicadores que norteiam a competição: design do robô, desafio do robô, projeto e core values.
A gerente do SESI Araguari, Vanda Oliveira, destacou a importância deste tipo de evento para o desenvolvimento dos alunos bem como da escola. “Além da visibilidade para nossa escola, não somente o torneio mas a robótica em si traz muitas novas habilidades para nossos alunos; eles se tornam mais criativos, mais críticos e mais analíticos, é um crescimento que transforma a vida deles como um todo.”
O analista pedagógico do SESI MG, Thiago Morcatty, que acompanhou toda a dinâmica realizada no SESI Guiomar de Freitas Costa na tarde de hoje, frisou que o departamento nacional do SESI é o operador oficial do Torneio da Lego no Brasil, e que este mesmo torneio acontece em outros países com outras entidades operadoras. “Estas etapas microregionais que estamos realizando não somente aqui no triângulo mas em várias regiões do Estado é a preparação para a etapa estadual. A robótica em si e a posterior participação no Torneio traz para o alunos uma experiência única, de trabalho em equipe, lógica, soft skills entre outras habilidades.”
Durante o encerramento, o gerente da Unidade SESI Guiomar de Freitas Costa, Cláudio Galvão, fez o uso da palavra em incentivo aos alunos. A supervisora educacional, Paula Adriana Vieira, conduziu a dinâmica de brincadeiras, música e dança, característica do evento em Belo Horizonte, durante toda a competição.
As equipes do SESI Uberlândia, Uberaba e Araguari participarão da etapa oficial em Belo Horizonte com mais de 50 equipes de todo o Estado.
Vale lembra que a temática central do torneio 2024 é “o fundo do oceano”.
Confira os bastidores da etapa microregional nas redes sociais da FIEMG Regional Vale do Paranaíba.
Imprensa FIEMG Regional Vale do Paranaíba