A transformação digital já é realidade e, no universo empresarial, a inteligência artificial (IA) deixou de ser apenas tendência para se consolidar como diferencial competitivo. Com o objetivo de provocar reflexões e exercitar o pensamento estratégico sobre o uso dessa tecnologia nas empresas, o IEL, por meio do programa FIEMG Competitiva, realizou o workshop “IA para Líderes: acelere o futuro do seu negócio”, nos dias 7 e 9 de julho.
Para o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, o compromisso com a transformação digital é urgente. “A inteligência artificial deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade concreta no cotidiano das empresas e da sociedade. Está presente nas decisões que tomamos, nas ferramentas que utilizamos e nas formas como nos relacionamos com o mercado e com os clientes. A transformação já começou, e os líderes que souberem integrar estrategicamente essa tecnologia aos seus negócios estarão um passo à frente. Na FIEMG, acreditamos que preparar o empresariado mineiro para essa nova era é um compromisso com a competitividade e a sustentabilidade do nosso setor produtivo.”
A programação foi dividida em três momentos complementares. No dia 7 de julho, os participantes participaram da Live de Ambientação, com o intuito de alinhar expectativas e promover o primeiro contato entre as lideranças empresariais selecionadas. No dia 9, o grupo vivenciou a Imersão Exclusiva Presencial na sede da FIEMG, em Belo Horizonte – um dia intenso de aprendizado, troca de experiências e visão de futuro. Para encerrar a jornada, os inscritos contarão com Mentorias Individualizadas Online, que serão agendadas ao longo do mês de julho, como forma de aprofundar os aprendizados e sanar dúvidas específicas com especialistas.
Diversas lideranças empresariais participaram desta primeira edição, entre empresários e presidentes de sindicatos, escolhidos por sua afinidade com o tema e perfil multiplicador. “Estão aqui hoje com o ‘chapéu’ de empresários, mas trazem um papel importante de liderança setorial. Nossa intenção é, a partir dessa primeira iniciativa, replicar a imersão tanto em Belo Horizonte quanto em outras regiões do interior, como o Centro-Oeste e a Zona da Mata”, afirmou Thadeu Chaves Tolentino Neves, gerente de Projetos para a Indústria do IEL.
Segundo ele, a proposta da imersão vai além da apresentação de ferramentas tecnológicas. “A ideia é provocar reflexões e exercitar esse pensamento: como usar a IA de forma estratégica no meu negócio? E não estamos falando apenas de ferramentas. A ferramenta é consequência. Antes disso, é preciso entender como pensar o negócio com esse novo parceiro que é a IA”, explicou.
Durante a manhã do dia 9, os participantes assistiram às palestras “Tudo sobre IA e cases de alto impacto”, “Desafios de um projeto de IA”, “IA generativa e ChatGPT” e “Estratégias de dados AI First”, conduzidas por Victor Salles e Leonardo Dias. À tarde, o foco foi a aplicação prática dos conceitos discutidos. Com uso de metodologias como o Canvas, os empresários foram convidados a desenvolver estratégias reais com base em desafios próprios de suas empresas.
Confira as fotos do workshop “IA para Líderes: acelere o futuro do seu negócio” no Flickr do Sistema FIEMG.