A gerência de Projetos para Indústria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realizou, no dia 5 de novembro, uma imersão exclusiva sobre o uso estratégico da Inteligência Artificial (IA) voltada para líderes industriais. A turma contou com 15 executivos representantes de 10 indústrias mineiras, reunidos com o objetivo de compreender como a IA pode ser aplicada como alicerce para a tomada de decisão e vantagem competitiva nos negócios.
O encontro abordou, na parte teórica, os conceitos fundamentais sobre IA, seus benefícios reais e o desafio de separar o sinal do ruído — ou seja, identificar o que é de fato relevante e aplicável às empresas. Já no momento prático, os participantes trabalharam o desenho de soluções baseadas em IA, partindo do diagnóstico de problemas reais, da priorização de ações e do planejamento de projetos.
O workshop “mão na massa” foi conduzido em etapas: Diagnóstico (problema e contexto) e Planejamento (priorização e ação). O intuito foi que os executivos pudessem vivenciar o processo completo de construção de uma estratégia de IA alinhada aos desafios de cada negócio.
Para Alexandre Almeida, proprietário da Rima Industrial SA, o aprendizado teve aplicação direta na gestão empresarial. “Aprendemos muito sobre a IA de forma estratégica para a aplicação na empresa. Vimos várias formas de implementar projetos dentro das organizações e acreditamos que isso tem uma aplicabilidade muito grande no nosso setor, inclusive nas áreas comercial e operacional, facilitando processos e a tomada de decisões”, destacou.
João Batista, vice-presidente FIEMG Regional Vale do Aço e executivo da empresa Central de Núcleos Siliciosos (CNS), ressaltou o impacto transformador da experiência. “Recomendo muito esse curso. Ele abriu a minha mente. Achei que IA era apenas uma pesquisa e descobri que é muito mais do que isso. A IA não traz uma resposta certa, mas nos ensina a fazer as perguntas certas e valorizar o olhar humano como fonte essencial de informação.”
A iniciativa integra o conjunto de ações do IEL voltadas ao desenvolvimento de lideranças industriais e à transformação digital, fortalecendo a competitividade e a inovação no setor.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG