https://www.fiemg.com.br
Os países e a população global tem a oportunidade de adotar decisões para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.
Para que isso fosse possível, as Nações Unidas trabalharam junto aos governos, sociedade civil e outros parceiros para aproveitar o impulso gerado pelos ODM e levar à frente uma agenda de desenvolvimento pós-2015 ambiciosa: a “Agenda 2030”, composta de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas. Todos somos convidados a olhar para essas novas metas e verificar de que maneira cada um de nós pode contribuir e participar!
A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável é resultado de uma construção coletiva e amplo consenso de representantes dos 193 estados-membros das Nações Unidas, com início na Conferência Rio+20, realizada no Rio de Janeiro, em 2012. O documento “Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável” define a estratégia mundial para os próximos 13 anos.
Ao tomar consciência da Agenda 2030, é possível implementar diversas ações para contribuir para o alcance das metas. Você não deve achar que eliminar a pobreza, reduzir as desigualdades e combater as mudanças climáticas são um dever apenas dos governos. Você pode tomar atitudes simples que exigem pequenas mudanças no seu comportamento, atuar proativamente em associações de bairro, tornar-se voluntário em alguma instituição ou, até mesmo, participar de grupos em redes sociais para acompanhar o andamento dos ODS em sua cidade. Você tem papel importante nesse processo!
Embora venha sendo exaustivamente comunicado pela imprensa do mundo todo, o caminho para a sua efetiva disseminação – e, mais que isso, a sua incorporação e integração aos objetivos das organizações, comunidades e cidadãos em geral – ainda se encontra em sua fase inicial.
Nesse contexto, o objetivo deste Guia SESI FIEMG dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é ser um instrumento para esclarecimento e orientação dessa agenda para que ela se integre aos processos de negócios das empresas industriais do Estado de Minas Gerais, se expanda em suas cadeias de valor e, finalmente, contribua para conscientização e cidadania de seus públicos internos, suas famílias e suas comunidades do entorno. Além de um material informativo, este Guia é um chamado à ação da indústria mineira para a construção de um planeta mais sustentável.
Confira o Guia SESI – Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável