https://www.fiemg.com.br
O Instituto SENAI de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais (ISI-MLE) promove a competitividade da indústria mineira e nacional por meio da transferência de conhecimentos, pesquisa aplicada e inovação. Conta com laboratórios, plantas piloto e equipe qualificada instalados em uma área construída de 2.500m² prontos para atender às empresas do setor siderúrgico, de fundição e às indústrias que trabalham com materiais não-ferrosos.
Margareth Spangler, diretora do ISI-MLE, ressalta a importância estratégica do órgão para o desenvolvimento do setor industrial no estado. “Os laboratórios atuam no desenvolvimento e na otimização de ligas metálicas especiais. Sendo assim, a infraestrutura do Instituto SENAI de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais foi planejada estrategicamente para atender as necessidades da indústria metalúrgica”, pontuou.
Os serviços oferecidos possibilitam a melhoraria do desempenho de ligas e aços para a indústria por meio de técnicas de análises modernas, tais como simulação de processos de conformação a quente, de tratamentos térmicos e simulações computacionais termodinâmicas. Sua área de competência engloba várias etapas de processamento metalúrgico, desde a elaboração da liga, passando por processamentos térmicos e mecânicos, sempre apoiada por análises microestruturais e ensaios de desempenho.
Além disso, o ISI-MLE está entre os cinco ISIs do país credenciados como Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Com o credenciamento, as unidades estão habilitadas a desenvolver projetos no valor de até R$ 133 milhões – R$ 44,1 milhões em recursos da Embrapii e o restante dividido entre empresas e os Institutos SENAI de Inovação.
Conheça o que o CIT oferece ao setor de Metalurgia e Ligas Especiais:
- Soluções desde concepção e design até métodos e processos;
- Design, otimização e caracterização de ligas metálicas;
- Processos termomecânicos para obtenção de aços de com propriedades avançadas;
- Aços com elevada formabilidade;
- Ligas para aplicações em temperaturas elevadas;
- Ligas funcionais, como ligas com memória de forma.