Estande apresentou tecnologias e equipamentos para a Indústria
,Apresentar as soluções que a FIEMG e o SENAI têm para que as indústrias tornem-se mais competitivas, sustentáveis e inovadoras. Esse foi o principal propósito da participação das instituições, na Fenaminas – Feira de Negócios e Tecnologia do Cerrado Mineiro e na Milkshow. A grande novidade foi a participação da Unidade Móvel Industriagro, do SENAI Minas. Foi a primeira participação da unidade, recém instalada pela FIEMG e que irá atuar diretamente, no atendimento às demandas de capacitações e treinamentos para processos industriais das fazendas e empresas rurais.
Na ocasião, foi assinado Protocolo de Intenções entre o SENAI Minas, SEBRAE e Expocacer para o desenvolvimento do Programa Industriagro, que consiste em diagnóstico nas fazendas para identificação de demandas, consultorias e capacitações para 12 cooperados da Expocacer.
De 24 a 26 de julho, os visitantes do estande, no Parque de Exposições, tiveram a oportunidade, também, de conhecer equipamentos com tecnologia avançada para contribuir para o processo industrial e o cumprimento de normas regulamentadoras:
- Bancada de automação Industrial – sensores, CLP, Soft Starter, Relés de proteção para NR12, entre outros
- Bancada didática de Cargas Industriais – Motores Elétricos Monofásico e Trifásico, Autotransformadores e Resistências.
- Bancada Didática de Automação Industrial – CLP Siemens S7 1200, com IHM e Sistema Supervisório.
- Bancada Fotovoltaica – Sistema On-grid e Off-Grid
- Bancada Sistema de Manutenção 4.0/Planta industrial Mineração – Manutenção preditiva, preventiva e corretiva, NR12, Alinhamento, Lubrificação.
- Impressora 3D e óculos de realidade virtual, simulando situações cotidianas.
O SESI apresentou o desafio do Circuito de Embriaguez, com uso de óculos de realidade virtual; e também, os serviços disponibilizados para as indústrias em Saúde e Segurança no Trabalho.
Pavilhão da Indústria
Os visitantes puderam conhecer, ainda, o Pavilhão da Indústria, com a participação de associados do Sinduscon, Sindivest e do Sindimetal. Além de ter um estande dos três sindicatos empresariais, com a apresentação dos serviços disponibilizados pelas entidades, o espaço contou com a participação dos associados:
- Calçados Palma/Flex Fort: indústria e comércio de botas e botinas em Couro Legítimo
- Volts Engenharia: atuação da área de engenharia elétrica, com a elaboração de projetos, automação, obras e painéis elétricos.
- Oficina do Baiano: Especialista em Veículos Pesados; manutenção de freios; Ar Condicionado e comércio de peças.
A presidente da FIEMG Alto Paranaíba, Teresinha Martins destacou a importância de apresentar para as indústrias, em especial do agronegócio, as inúmeras soluções que a FIEMG possui para promover o desenvolvimento do setor, dentro das novas tecnologias e para melhor aproveitamento no processo industrial.
O gerente do SENAI, Lucas Santos Silva, também, considerou a participação altamente produtiva, por aproximar ainda mais as entidades do produtor rural, para que possam alavancar e melhorar o processo produtivo nas fazendas, dentro da expertise do SENAI na área industrial.