Proposta atende demanda do APL Metalmecânico e Afins – Polo das Oficinas
O Comando da 10ª Região de Polícia Militar apresentou, recentemente, o Plano de Segurança Pública por videomonitoramento, com uso de Inteligência Artificial (IA). O projeto destaca a implantação de câmeras em pontos estratégicos de Patos de Minas, em especial aos bairros na região sul da cidade, onde está localizada grande parte das indústrias contempladas pelo APL Metalmecânico e Afins.
Na abertura da reunião, a comandante da 10ª RPM, coronel Marisa Cunha ressaltou o trabalho de inteligência da Polícia Militar, na identificação dos pontos estratégicos de Patos de Minas, que permitirão o monitoramento de veículos e pessoas, com o uso de inteligência artificial. Para se identificar essas áreas, apresentou os dados estatísticos de ocorrências de assaltos, furtos e roubos a patrimônios.
A partir desses pontos, em atenção a uma demanda do APL Metalmecânico e Afins, apresentou pontos específicos na região sul da cidade, para proporcionar maior segurança nos bairros onde há maior concentração das indústrias do setor. “Por essa tecnologia, a Polícia Militar consegue dar resposta mais rápida na prevenção e na solução de ocorrências”, comentou.
A inteligência artificial, aliada às câmeras de videomonitoramento, faz a análise de imagens captadas, identifica padrões de comportamentos suspeitos, faz reconhecimento facial e de placas de veículos, entre outras funcionalidades. Com isso, possibilita o melhor direcionamento da atuação policial. “A ideia é aliar os recursos e as necessidades do APL, com essa tecnologia para melhorar a qualidade de vida de quem trabalha e reside nesses setores, trazendo as câmeras para a melhoria da segurança pública”, enfatizou o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel R. Santos.
A proposta é aliar os investimentos das empresas em câmeras que integram a tecnologia da IA e promover a instalação desses equipamentos em áreas estratégicas, com base no mapeamento feito pela Polícia Militar.
Estiveram presentes representantes da Governança do APL Metalmecânico: Fiemg Alto Paranaíba, Sindimetal, Sest Senat, Prefeitura de Patos de Minas, e, ainda: Sindivest, Sinduscon, Acipatos, Setcemg, Sicoob Credicopa, Consep, Câmara de Vereadores, Expocaccer, empresas e veículos de imprensa.