Serão dois grandes eixos: Governança e Gestão Empresarial
As empresas do APL Metalmecânico e Afins iniciaram, na semana passada, as capacitações coletivas e mentorias dentro do eixo Gestão Empresarial do Procompi (Programa de Apoio à Competitividade de Micro e Pequenas Empresas). O programa é uma realização conjunta da CNI, Sebrae, IEL/FIEMG, Sindimetal e APL Metalmecânico Polo de Oficinas. A capacitação e mentorias foram feitas pelo consultor Alexandre Loureiro Ribeiro.
A primeira capacitação abordou temas como: mercado de serviços – perspectivas e oportunidades; gestão de pessoas, clientes, produtividade e qualidade; desenvolvimento de novos serviços e gestão de portfólio; e, e-commerce e marketing aplicado ao metalmecânico. “A competitividade empresarial é alcançada quando o negócio é capaz de, além de obter faturamento, ser uma opção relevante em meio ao seu segmento”, enfatizou.
Na abertura do Procompi, a presidente da FIEMG Alto Paranaíba, Teresinha Martins, destacou a importância de os empresários buscarem esse aperfeiçoamento profissional e, com isso, fortalecerem toda a cadeia produtiva. O diretor Lisandro Bicalho ressaltou que o Procompi terá atividades coletivas e também individuais para que os resultados sejam percebidos ao longo de cada etapa.
A analista técnica do SEBRAE, Jéssica Viana, destacou que o eixo de Governança irá fortalecer a cadeia do setor metalmecânico de Patos. “A ideia é estimular a governança do APL, por meio de um grupo de empresários que identifique as demandas do setor para o Poder Público e entidades empresariais, de forma que tenha mais força de articulação e voz para o posicionamento estratégico da cadeia na região”, acentuou.
O Procompi objetiva o desenvolvimento de capacidades por meio das capacitações e consultorias especializadas nas áreas; troca de experiências nas atividades que acontecerão de forma coletiva; reconhecimento e credibilidade do Programa, em nível nacional; e, principalmente, o aumento da competitividade, com a implementação das estratégias sugeridas”, destacou o gerente do IEL, Thadeu Neves, em visita recente à Patos de Minas.
Ele observou que as consultorias são exclusivas e customizadas para se minimizar gargalos dentro dos processos de gestão e de produção de cada indústria. O analista de Projetos do IEL, Pedro Casasanta, informou que, em breve, terá início o segundo eixo do Procompi: Governança. “Esse eixo irá destacar o fortalecimento do APL Metalmecânico, com encontros mensais. A ideia é integrar as lideranças empresariais a fim de promover a convergência de ações realizadas com o APL Metalmecânico, com a Agenda Patos 2030, com a Marca de Patos de Minas e outras ações de desenvolvimento local, de forma que todos percebam que trabalhar em conjunto, irá trazer desenvolvimento para cada uma ”, pontuou.