Mercado de trabalho recebe novos profissionais em nível técnico
O mercado de trabalho em Patos de Minas e Três Marias ganhou novos profissionais formados em cursos técnicos do SENAI, pela 3ª edição do Programa Trilhas de Futuro do Governo de Minas Gerais. Os cursos técnicos foram nos conteúdos: Segurança do Trabalho; Eletromecânica; Eletrotécnica; Vestuário e Mecânica. De acordo com o gerente do SENAI de Patos de Minas e de Três Marias, Lucas Santos Silva, há uma grande demanda de profissionais nesses segmentos, nas indústrias da região. “A grande maioria dos nossos alunos já conclui o curso, com enormes oportunidades de emprego”, acrescentou.
Em Três Marias, o SENAI promoveu a formatura de alunos dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho, Eletromecânica e Eletrotécnica. Em Patos de Minas, além de contar com alunos nos mesmos conteúdos técnicos de Três Marias, houve a formatura, também para os cursos de Mecânica e Vestuário.
“O SENAI é referência pela qualidade dos cursos, conteúdo e metodologia de ensino. Os instrutores, além do conhecimento que têm nas áreas, possuem uma forma bem didática, unindo a teoria à prática e aos processos industriais”, complementou.
Em Patos de Minas, o SENAI realizou as formaturas em dois dias. No dia 30/08, a FIEMG Alto Paranaíba esteve representada pelo presidente do Sindivest, Jeovane Geraldo da Silveira. No dia 31/08, o representante foi o presidente do Sinduscon e conselheiro do SENAI, Caio César Gonçalves, que conduziu a solenidade.
Caio Gonçalves destacou que o curso de Técnico em Segurança do Trabalho foi implementado no Brasil, na década de 1970, e que, desde então, essa formação tem sido fundamental para garantir que os ambientes de trabalho sejam seguros e que a integridade física e mental dos trabalhadores seja preservada. “Os novos profissionais serão a linha de frente na proteção do maior patrimônio de qualquer empresa: os funcionários. Com o conhecimento que adquiriram, estão capacitados a identificar riscos, propor soluções e implementar medidas que não só evitem acidentes, mas também promovam uma cultura de segurança em todos os níveis organizacionais”, complementou.
Jeovane Silveira reforçou também, que os formandos terão muitas oportunidades de seguir a trajetória profissional nas indústrias de Patos de Minas. “Há grande demanda por técnicos nas indústrias locais e, com o conhecimento adquirido, conseguirão contribuir muito para o desenvolvimento das atividades industriais”, acrescentou.
Desfile Encerramento Vestuário
O Curso Técnico em Vestuário promoveu um desfile como atividade para a Conclusão do Curso. Os formandos desenvolveram três roupas, com inspiração em uma celebridade nacional ou internacional. Os trajes obedeceram aos padrões de normas técnicas e tecnologias para o vestuário.
Durante o desfile, os trabalhos foram avaliados pelas empresárias Teresinha Gonçalves Martins (da Sol e Ondas e presidente da FIEMG Alto Paranaíba) e Lorrâny Ferreira (da Legacy Fardamentos) e pela estilista Ivonete Rosa Amaral (da Gean Fernan). “As peças elaboradas pelos alunos foram muito bem idealizadas e produzidas, o que demonstra a capacidade profissional que cada formando tem, estando aptos a trabalharem nas indústrias de Patos de Minas e da região”, destacou Teresinha Martins.