O treinamento foi parte integrante do Programa FIEMG Competitiva. Em três dias, os instrutores da Bosch de Campinas, Renato Munhoz Bourbon e Ricardo Felipe, repassaram técnicas teóricas e práticas das principais características, planos de manutenções corretivas e preventivas para o sistema Common Rail – de injeção eletrônica diesel para veículos das linhas leve e pesada. Esse sistema é comum hoje, em veículos comerciais e está se popularizando nas linhas leves (carros de passeio) com motores diesel.
No curso, além de demonstrar na prática, os instrutores apresentaram as principais falhas que o sistema pode acusar e sua origem. Os instrutores ressaltaram que é fundamental que o mecânico tenha os conhecimentos teóricos e práticos para que estejam em condições de identificar, com precisão, a peça que apresenta defeito e necessita ser trocada. Com esse conhecimento, aliado à competência do profissional, prestem um serviço de melhor qualidade. O gerente do SENAI, Lucas Silva, enfatizou a importância da capacitação da mão de obra, para as oficinas.
O analista de projetos do IEL/Fiemg Competitiva, Pedro Casasanta, destacou que a tecnologia está em constante evolução. Para ele, é imprescindível que os profissionais do setor estejam sempre atualizados com relação aos novos componentes, equipamentos e testes práticos para a excelência do serviço prestado ao cliente. Ressaltou, ainda, que nos próximos dias 28 a 30 de novembro, o time Bosch estará de volta a Patos de Minas para ministrar um novo curso para as oficinas do APL Metalmecâncico e Afins (Polo de Oficina), com apenas 15 vagas.
Mais informações: Suelem Cristina de Freitas Mesquita, coordenadora executiva do Sindimetal Patos de Minas, pelo telefone (34)99171-6850.