Dentro da programação do Setembro Amarelo, o evento contou com a palestra “Escutar é Estar Presente”, ministrada pela psicóloga organizacional Erika Monte Alto, que destacou a importância da escuta ativa, do cuidado com as pessoas e da construção de ambientes de trabalho mais saudáveis.
Segundo a palestrante, a proposta foi promover uma reflexão sobre o cuidado consigo mesmo e com o outro, especialmente no contexto organizacional.”O objetivo é trazer uma conversa sobre como cuidar de mim e como cuidar do outro. Estamos no Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, e as empresas têm um papel importante nesse processo. Hoje temos a NR-01, que exige um cuidado maior com a forma como o trabalho é organizado e com a maneira como nos comunicamos com as equipes. Trazer temas relevantes faz com que as pessoas olhem para dentro, cuidem melhor do ambiente de trabalho e dos colaboradores”, destacou Erika Monte Alto.
A especialista também reforçou o conceito de escuta genuína.”Escutar de verdade é ouvir sem julgamento. É ser capaz de ouvir sem ter uma resposta pronta, sem trazer a própria história ou os próprios filtros para a conversa. É ouvir o que o outro tem a dizer sem pré-julgamentos.”
Durante a abertura do evento, a Analista de Serviços Corporativos da FIEMG Regional Rio Doce, Daniela Carvalho, apresentou iniciativas e soluções oferecidas pelo Sistema FIEMG, destacando o papel do SESI, do SENAI, do associativismo por meio dos sindicatos filiados e do Projeto Recriar.”Queremos ser o primeiro contato da lista de vocês quando surgir qualquer problema ou demanda. Temos soluções para capacitar, desenvolver e transformar as indústrias da nossa região”, afirmou.
A iniciativa faz parte da estratégia da FIEMG Regional Rio Doce de ampliar o relacionamento com as empresas e levar conhecimento diretamente para dentro das indústrias, fortalecendo a conexão com o setor produtivo local.
Para os participantes, o tema abordado trouxe reflexões importantes para a rotina empresarial.
Para André, da Hypofarma, discutir saúde mental no ambiente corporativo tornou-se uma necessidade para as organizações.”É muito importante termos acesso a palestras sobre algo que faz parte da nossa realidade. Hoje não conseguimos separar completamente o colaborador da vida pessoal, porque estamos falando de seres humanos. Precisamos compreender como lidar com essa temática dentro das empresas, e essa palestra nos traz estratégias e oportunidades para aplicar esse cuidado no dia a dia.”
Já Neia, da Santana Ferro e Aço, destacou a relevância da aproximação entre empresas e colaboradores.”As informações foram muito importantes. As empresas precisam ouvir seus funcionários, acompanhar o que eles estão vivendo e se aproximar mais das equipes. Isso ajuda a prevenir e minimizar questões emocionais que têm sido cada vez mais frequentes.”
Além de promover conhecimento e conscientização, o Café Empresarial também teve caráter social. As inscrições foram realizadas mediante a doação de itens de higiene bucal destinados ao Projeto Social Tarde Rosa, contribuindo para a montagem de kits que serão entregues às mulheres atendidas pela iniciativa.
A ação reforça o compromisso da FIEMG Regional Rio Doce em apoiar o desenvolvimento das indústrias, estimulando ambientes de trabalho mais saudáveis, produtivos e humanizados
Imprensa FIEMG