A visão de futuro que inspira e direciona para o futuro foi destaque no painel “Liderança que Move: Visão, Coragem e Estratégia na Alta Gestão” foi destaque do Imersão Indústria – maior evento do setor produtivo de Minas Gerais na noite de 16 de outubro. O painel foi mediado pela hiperintendente da FIEMG, Érika Morreale.
A gerente-geral de Pessoas e Cultura da Samarco, Vera Lúcia, relatou sua experiência e percepção da visão da direção para que a empresa conseguisse se reinventar e voltar a operar com sucesso. “Nossa liderança teve a coragem e inspiração para construir novas relações que garantiram uma retomada pautada em valores que eram essência da empresa,” lembrou, ensinando que são as pessoas que definem processos de mudança.
O diretor de Pessoas e Organização da Anglo American.Geovanni Vieira destacou a pertinência do painel para o momento atual. De acordo com ele, a visão compartilhada que mobiliza e transforma é fundamental para alcançar ótimos resultados. “O diálogo aberto é alavanca para as conversas necessárias com vistas ao aumento de produtividade,” disse.
O CEO da Usiminas , Marcelo Chara, apontou a transparência e o trabalho em equipe como base de atuação. “O segredo de um bom líder é fazer com que um grupo de pessoas comuns possa dar resultados excepcionais,” salientou. Para ele, a diversidade dos vários atores aliada ao padrão de excelência compartilhados estiveram presentes ao longo da história da Usiminas.
Já o diretor-presidente da Copasa, Fernando Passalio, defendeu a concorrência como base para a melhoria dos serviços prestados para a população. “A Copasa é aqui neste painel, a única empresa que contou com o monopólio até 2000, quando foi regulamentado o Marco do Saneamento,” observou.
A 7ª edição do Imersão Indústria é uma realização do SESI, SENAI, IEL e FIEMG. Conta com patrocínio máster da Vale e do Sicoob, apoio máster do Sebrae, patrocínio ouro de ArcelorMittal, Energisa, Herculano Mineração, Samarco e Usiminas; e patrocínio prata de AngloGold Ashanti, Construtora Barbosa Mello, Bemisa, Copasa, Grupo Avante, J. Mendes, Kinross, ManpowerGroup e RHI Magnesita, além de apoio da UNA, Rede Minas e rádio Inconfidência, por meio da Empresa Mineira de Comunicação.
Trajano Raposo
Imprensa FIEMG