
Santo Antônio do Monte, no Centro-Oeste de Minas, chega a 150 anos e comemora em grande estilo. O céu da cidade que é o maior polo produtor de fogos de artifícios do Brasil e o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas da China, vai se transformar em um verdadeiro espetáculo de luz e emoção. A população poderá acompanhar o maior show pirotécnico simultâneo já realizado no país. Serão vários pontos de queima sincronizada espalhados pelo município.
Realizado pela Prefeitura de Santo Antônio do Monte, com apoio do Sindicato da Indústria de Explosivos no Estado de Minas Gerais (SINDIEMG) e da Associação Master dos Empresários de Pirotecnia (AME Pirotecnia), o espetáculo se inicia hoje (14) a partir das 21h30 em vários pontos da cidade e apresentará um show que destaca a tecnologia, inovação e relevância da indústria de fogos de artifício.
Para o prefeito de Santo Antônio do Monte, Leo Camilo, o dia é de celebração, pelos 150 anos de emancipação política e administrativa do município e sua relevância no cenário econômico do país. “Sou muito grato por ser prefeito de uma cidade que tem uma indústria tão pujante que é a indústria da pirotecnia, que gera milhares de empregos e renda e leva o nome da cidade para todo território nacional e fora dele. Na noite de hoje vamos ter o maior espetáculo pirotécnico já visto em Samonte e por isso quero agradecer ao SINDIEMG, à AME Pirotecnia e aos milhares de trabalhadores que produzem os nossos fogos e fazem a cidade alcançar esse lugar de destaque”, finalizou.
De acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o segmento de pirotecnia movimenta aproximadamente R$ 400 milhões por ano no país e gera cerca de 15 mil empregos diretos.
De acordo com o presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, a ação reforça a importância da indústria de fogos para o desenvolvimento socioeconômico. “O polo de Santo Antônio do Monte é um motor econômico vital, com relevância nacional e internacional, que envolve tecnologia, exportação e um impacto social significativo na geração de trabalho e renda para as comunidades locais”, destacou o líder empresarial.
SENAI
A história do Polo Pirotecnico de Santo Antônio do Monte se funde à chegada do SENAI na cidade. O SENAI Santo Antônio do Monte – Centro Tecnológico em Pirotecnia “Oscar José do Nascimento” desde a sua fundação, em 16 de maio de 2006, foi o primeiro Organismo Civil Avaliador do Brasil certificado pelo Exército Brasileiro para realizar avaliações técnicas em fogos de artifício. Além das análises em fogos, esta unidade está habilitada a executar ensaios químicos e físicos nas matérias primas utilizadas na fabricação de artefatos pirotécnicos, a realizar ensaios de qualidade no papel utilizado como invólucro nos fogos, análises em fertilizantes, análises de rotina em solos e determinação de características explosivas.
Certificação de Produtos Controlados Pelo Exército – PCE
Em 18 de agosto de 2020, o Exército Brasileiro publicou a Portaria Nº 189-EME que aprova as normas reguladoras dos processos de avaliação de produtos controlados pelo Exército. Esta portaria determina que a certificação de produtos seja realizada por um Organismo de Certificação de Produtos (OCP) acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE). Desta forma o SENAI Santo Antônio do Monte Centro Tecnológico em Pirotecnia “Oscar José do Nascimento” – CTP OJN incluiu em sua estrutura organizacional o SENAI-MG CERTIFICAÇÃO com a finalidade de atender a referida portaria. Passando agora a atender não somente a indústria local mas, também todo o país, por ser um Organismo de Certificação Designado (OCD) pelo Exército Brasileiro
