
A cidade de Uberaba recebe, pela primeira vez, uma exposição contemplada pelo Edital de Seleção de Exposições para as Galerias de Arte do SESI Cultura MG. A exposição “Terra: Suspensão, Impregnação, Submersão”, de Glayson Arcanjo, está em cartaz na Galeria de Arte do Sesi Cultura Uberaba até o dia 4 de maio de 2026. A mostra reúne uma série de obras realizadas entre 2021 e 2025, abordando temas como decomposição, desmatamento e erosão, com o intuito de criar uma reflexão sobre os impactos da ação humana e as transformações da terra.
Por meio de diversas linguagens, como desenho, fotografia, pintura, objetos, vídeo e instalação, Arcanjo propõe uma imersão no universo natural e suas desconstruções. A exposição questiona as monoculturas exploratórias e propõe paisagens de pertencimento e compostagem como alternativa a essas intervenções. Ela busca, assim, reforçar a relação entre o corpo humano e o espaço natural, abordando as consequências da exploração dos recursos naturais.
Este evento, que marca a primeira exposição do Edital SESI Cultura em Uberaba, traz à tona a importância da arte como ferramenta para o questionamento e reflexão sobre o nosso impacto no meio ambiente. A proposta de Arcanjo oferece uma leitura poética e imersiva, com uma nova abordagem sobre a terra e os ciclos naturais, desafiando o público a repensar suas atitudes frente aos desafios ambientais.
*SERVIÇO*
Abertura: 13 de março de 2026, às 19h
Visitação: até 04 de maio de 2026
Horários de visitação: Quartas, quintas e sextas-feiras, das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados conforme programação de eventos
Local: Centro Cultural SESIMINAS – Praça Frei Eugênio, 231, Centro, Uberaba
Entrada gratuita
Denise Lucas
Imprensa FIEMG