Paralelamente aos desfiles, palestras e salão de negócios, o 31º Minas Trend promoveu quatro oficinas de produção de moda ao longo dos três dias de evento, reforçando a temática desta edição: “Onde a Moda Movimenta o Mercado”. As capacitações gratuitas, realizadas em parceria com o SENAI, versaram sobre técnicas de modelagem e acabamento, manutenção de equipamentos e desenhos técnicos. Cada uma teve três sessões, em diferentes dias e horários, e reuniu cerca de 20 a 35 alunos, como estudantes de Moda, costureiros e donos de ateliê.
O icônico edifício do Museu da Moda (Mumo), a poucos quadras de caminhada do Minascentro, sediou dois workshops. Ângelo Gabriel, instrutor de formação profissional do SENAI Modatec, trabalhou moda praia com os alunos na “Oficina de Moulage”, método em que a construção do modelo do vestuário é feita diretamente sobre o manequim. “A técnica permite visualizar o volume e a elasticidade do tecido, bem como o seu caimento, antes da confecção propriamente dita. A partir deste desenho, o molde do maiô ou biquíni já saem praticamente prontos. A moulage é uma metodologia antiguíssima: foi a partir dela que chegamos à modelagem plana”, descreve.
Já a designer de moda Milca Alves, instrutora do curso de Vestuário do SENAI, ministrou a oficina “Desenho Técnico Manual”, também no Mumo. “Fizemos uma habilitação introdutória sobre o processo de criação a partir do desenho, mas pensando na fabricação e não no conceito artístico: o desenho técnico vem depois do croqui, junto com a ficha técnica, para se comunicar com a produção, seja industrial ou artesanal, e é essencial para deixar claras as características daquela peça, como, por exemplo, se o fechamento será com zíper ou elástico”, explica. A profissional trabalhou com padrões de modelos femininos de blusa, calça e saia, mas também abriu a possibilidade para marcações masculinas.
O SENAI Horto, o maior complexo de educação profissional da América Latina, também sediou dois workshops. “Tratamos de temas como os principais tipos de lubrificação, o tempo de troca de óleo e filtro – de seis em seis meses, no caso das indústrias, e uma vez ao ano, nas confecções caseiras –, a importância da limpeza frequente do equipamento, para evitar problemas em sua execução, os principais tipos de pontas de agulhas e as diferentes aplicações em tecido e couro”, relata o instrutor de Mecânica de Máquina de Costura do Senai, Fernando dos Reis, que apresentou a oficina “Manutenção em Equipamento – Máquina de Costura”.
Ainda dentro deste segmento, o SENAI Horto também disponibilizou a capacitação “Acabamento em Costura”, ministrada pela instrutoras de Costura e Modelagem, Lucimar Machado, e Técnica Industrial, Simone Teixeira. “As técnicas de costuras são a base fundamental para obter acabamentos perfeitos e qualidade nas produções de diversos modelos de roupas. Os participantes puderam conhecer os principais tipos de acabamento malfeito e suas soluções, aprender as principais técnicas de finalização e entender a importância de sua qualidade”, conta Lucimar.
Luciana França, proprietária de uma confecção de roupas infantis, foi figurinha carimbada, tanto no Mumo quanto no SENAI Horto. “Participei de três oficinas, algumas delas mais de uma vez. Foram muito práticas, mão na massa, e os professores têm muita didática. Amei as aulas de moulage e desenho técnico. Senti segurança na evolução dos processos”, conta.
A adolescente Lara Capanema ainda cursa o ensino médio, mas planeja cursar a faculdade de Moda. Ela também aproveitou as oficinas gratuitas para antecipar o aprendizado e marcou presença em três delas. “O Minas Trend possibilita uma oportunidade incrível de vivenciar experiências e para conhecer melhor o trabalho profissional. Achei incrível a técnica de moulage, nunca tinha tido a oportunidade de praticá-la,” diz.
Acesse aqui para ver mais fotos do evento.
Esta edição do Minas Trend é uma realização do SESI, do SENAI e da FIEMG, com apoio máster do Sebrae-MG, patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Codemge, do Senac (Sistema Fecomércio) e da Bling e conta com apoio do Jornal Estado de Minas, UNA, IEL-MG e Consulado da Itália.
Serviço:
31º Minas Trend – Onde a Moda Movimenta o Mercado
De 16 a 18 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte