O Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG) realizou, no dia 28 de maio, mais uma edição do tradicional Café Empresarial, na sede da entidade, em Contagem. Gratuito, o encontro teve como tema “Gestão estratégica de talentos: ações práticas para atrair, engajar e reter profissionais em um ambiente de diversidade geracional” e reuniu empresários, gestores e profissionais interessados nos desafios da gestão de pessoas no cenário atual. A palestra foi conduzida pelo administrador Fernando Dias, diretor executivo da Mais Previdência, com mediação da psicóloga e especialista em Treinamento e Desenvolvimento, Jeane Souza.
A abertura do evento foi feita pelo presidente do CIEMG, Fausto Varela, que destacou o Café Empresarial como um espaço de troca de experiências, networking e fortalecimento do ambiente de negócios. Segundo ele, os encontros promovidos pela entidade buscam discutir temas relevantes para contribuir com o desenvolvimento das empresas e aproximar associados, parceiros e o setor produtivo.

Durante sua fala, Varela chamou atenção para os impactos das mudanças geracionais no mercado de trabalho e para os desafios enfrentados pelas lideranças na retenção de talentos. “As novas gerações têm objetivos e expectativas diferentes em relação ao trabalho e à qualidade de vida. Hoje, os líderes precisam aprender a lidar com equipes compostas por diferentes gerações, cada uma com comportamentos e motivações distintas”, afirmou.
A superintendente do CIEMG, Maria Helena Martins de Sá Guedes, reforçou a importância da comunicação, da empatia e do alinhamento entre lideranças e equipes para a construção de ambientes corporativos mais saudáveis. Segundo ela, é fundamental que os profissionais compreendam a estratégia do negócio e sintam que fazem parte do ambiente organizacional.
“Talento também depende do ambiente em que a pessoa está inserida. É preciso oferecer oportunidades e espaço para que esses talentos sejam reconhecidos e aproveitados pelas empresas”, destacou.
Maria Helena também ressaltou a importância da responsabilidade individual na transformação dos ambientes de trabalho. “A única pessoa capaz de transformar o ambiente em que estamos somos nós mesmos. Não podemos delegar essa mudança”, afirmou.
Fernando Dias abordou os desafios da gestão de pessoas em empresas que convivem com diferentes gerações no mesmo ambiente corporativo. O especialista apresentou estratégias voltadas à atração, desenvolvimento e retenção de talentos, com foco no alinhamento organizacional, no engajamento das equipes e na melhoria da performance empresarial.
Segundo ele, as transformações tecnológicas e as mudanças de comportamento têm alterado a forma como os profissionais se relacionam com o trabalho. “As pessoas não deixam apenas o emprego, elas deixam ambientes e lideranças”, afirmou.
Fernando Dias destacou ainda que fatores como falta de reconhecimento, ausência de alinhamento estratégico, sobrecarga de trabalho e lideranças despreparadas estão entre as principais causas da rotatividade nas empresas. Para o especialista, propósito, reconhecimento e desenvolvimento profissional são tão importantes quanto remuneração e benefícios.“As pessoas permanecem onde se sentem valorizadas, respeitadas e conectadas com a missão da empresa”, concluiu.
Já a mediadora Jeane Souza destacou que a retenção de talentos passa pela capacidade das empresas de compreenderem o comportamento e as expectativas das novas gerações. Segundo ela, conhecer a linguagem, as referências e os interesses dos jovens é essencial para criar processos mais eficientes de atração, engajamento e desenvolvimento profissional.
Jeane também ressaltou que fatores como flexibilidade, propósito, qualidade de vida e oportunidades de crescimento têm influenciado cada vez mais as escolhas profissionais. Para a especialista, o desafio das empresas é construir ambientes que gerem pertencimento, conexão e valorização dos colaboradores.
O Café Empresarial do CIEMG contou com as parcerias do Sebrae Minas e da Mais Previdência. As fotos do encontro estão disponíveis no Flickr do Sistema FIEMG.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG