Em visita a Minas Gerais, a cônsul-geral do Reino da Bélgica no Rio de Janeiro, Caroline Mouchart, esteve na FIEMG nesta quinta-feira (24/1) para debater possíveis parcerias e investimentos entre o país europeu e a indústria mineira. Também acompanharam a visita o cônsul honorário da Bélgica em Minas Gerais, Henrique Rabelo e o representante no Brasil do Porto de Antuérpia Brugge, Matheus Dolecki.
A delegação belga foi recebida pela gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEMG, Rebecca Macedo, que apresentou a atuação da Federação e destacou a parceria já mantida com o país. “Estamos sempre trabalhando de forma conjunta, e temos muita sinergia e complementaridade com a Bélgica”, afirmou.
Na reunião, a cônsul-geral Caroline Mouchart também convidou a comitiva empresarial da FIEMG que participará da Missão Empresarial Brasil – Alemanha – que ocorrerá em abril deste ano em Hannover – para visitar o Porto de Antuérpia Brugge, na Bélgica. Também foi tratado no encontro sobre a vinda de uma delegação belga ao Brasil em novembro.
Na última quarta-feira (23/1), a delegação se reuniu com o governo de Minas para discutir pautas relevantes para o relacionamento entre Minas Gerais e o país europeu, bem como a possibilidade de investimentos de empresas belgas no Estado. Na ocasião também participou o embaixador Peter Claes.
Relações bilaterais Minas – Bélgica
Minas Gerais possui importante relação comercial com a Bélgica. Somente em 2023, as exportações do Estado para o país europeu somaram US$480 milhões, sendo o café o principal produto, acumulando 72,7% do total. Já as importações mineiras da Bélgica somaram no ano passado US$33,8 milhões, e o chocolate é o produto de maior relevância.
Veja mais fotos aqui
Thaís Mota
Imprensa FIEMG