No último dia 10 de fevereiro, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) oficializou a doação de 16 monitores cardíacos para o Hospital Santa Casa, em Belo Horizonte. A iniciativa reforça o compromisso da entidade com a saúde pública, contribuindo diretamente para o fortalecimento do maior complexo hospitalar de Minas Gerais.
Durante a entrega dos equipamentos, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou a relevância da Santa Casa para o estado e a importância da boa gestão na otimização dos recursos destinados à saúde. “Estamos aqui no Hospital da Santa Casa, uma unidade 100% SUS, que faz um trabalho extraordinário há mais de 125 anos. Vimos, hoje, uma apresentação dos números da instituição e é impressionante como a boa gestão salva vidas. O dinheiro bem administrado é multiplicado e permite novos investimentos”, afirmou Roscoe.
O provedor da Santa Casa, Roberto Otto, também ressaltou a importância da parceria com a FIEMG e o impacto positivo que os equipamentos trarão para a unidade. “Essa doação nos possibilita direcionar recursos para outras áreas necessárias. O apoio da FIEMG é imprescindível, pois a Santa Casa também é uma expressão da sociedade civil organizada, atendendo demandas essenciais da população mineira”, destacou.
A Santa Casa de Belo Horizonte é o maior hospital do estado em internações, com 49.473 registros apenas em 2023. A instituição também se destaca como referência em alta complexidade, incluindo neurocirurgia oncológica e cardiologia, além de ser o maior hospital transplantador de Minas Gerais, com 373 transplantes realizados em 2024. Com um histórico de excelência, a entidade recebeu diversos reconhecimentos, como o prêmio Melhores Empresas 2023 da Época Negócios e a certificação Green Kitchen por suas práticas sustentáveis.
A parceria entre FIEMG e Santa Casa BH está inserida em um contexto mais amplo de iniciativas voltadas para o fortalecimento da saúde e da filantropia em Minas Gerais. Por meio de programas como o Selo Empresa Amiga do Coração e projetos via incentivos fiscais, a FIEMG busca engajar indústrias e empresas na promoção da responsabilidade social. A entidade também viabiliza doações fixas de insumos essenciais e fomenta a economia circular, além de incentivar a participação de empresas em ações de voluntariado corporativo e patrocínio a projetos sociais.
Com essa nova doação, a FIEMG reafirma seu compromisso com a melhoria da estrutura hospitalar e o acesso à saúde de qualidade para a população mineira, fortalecendo uma rede de cooperação que beneficia milhares de pacientes atendidos diariamente pela Santa Casa de Belo Horizonte.
Confira as fotos do evento no Flick do Sistema FIEMG.
Saiba mais:
FIEMG doa monitores cardíacos ao Hospital Luxemburgo e fortalece apoio ao Instituto Mário Penna
Denise Lucas
Imprensa FIEMG