Em reunião realizada nesta quarta feira (13/12), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou a redução da taxa Selic de 12,25% para 11,75% ao ano, marcando o quarto corte consecutivo em 0,5 ponto percentual.
A FIEMG avalia positivamente a decisão do Copom de diminuir a taxa Selic. Essa medida segue na direção apropriada, dada as circunstâncias atuais da economia brasileira, caracterizada por um cenário econômico mais estável, pela resiliência do mercado de trabalho e do consumo e pela desaceleração da inflação. Contudo, a FIEMG reforça a importância de uma redução ainda maior nos juros para impulsionar a atividade econômica do país. A redução em 0,5 ainda é tímida para alavancar a atividade econômica, uma vez que os juros seguem em patamar elevado, o que dificulta o acesso das empresas a crédito e investimentos
A FIEMG acredita que a redução da taxa de juros pelo Banco Central deve continuar avançando nas próximas reuniões ao menos no mesmo ritmo. A Federação continuará acompanhando atentamente as decisões do Copom e atuando em prol de um ambiente econômico propício ao crescimento da indústria, reforçando a importância de uma taxa de juros baixa e estável para impulsionar os investimentos no setor produtivo.