A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) entregou, nesta segunda-feira (17/03), uma placa de reconhecimento ao Superintendente Regional do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans, pelo relevante trabalho prestado na revisão da Norma Regulamentadora nº 22 (NR 22). A homenagem ocorreu durante a reunião do Conselho Estratégico da FIEMG.
A NR 22, que trata da segurança e saúde ocupacional na mineração, inicialmente proibia a presença de trabalhadores na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens, impactando diretamente a realização de obras essenciais para a estabilidade dessas estruturas. Com atuação da FIEMG e a intervenção de Calazans, a Portaria nº 2.105, publicada em 23 de dezembro de 2024, modificou a redação da norma, permitindo a permanência de trabalhadores na ZAS para atividades como operação, manutenção, descaracterização e reforço estrutural das barragens.
A mudança garantiu maior previsibilidade à norma e contribuiu para a segurança da população e continuidade das obras de descaracterização. “Essa conquista reflete o compromisso da FIEMG com a indústria e a segurança das barragens, reforçando a importância do diálogo entre os setores produtivo e regulador”, destacou a entidade.